Aerial Yoga

A segunda modalidade do Projeto Minha Alma Fit é AERIAL YOGA.

Como é

Anti-gravity Yoga, Aerial Yoga, Unnata Aerial yoga, Swing Yoga. A prática pode ter diferentes nomes, mas a origem é igual para todas: nasceu em Nova Iorque, no início dos anos 2000, da combinação da yoga tradicional com a atividade circense.

AERIAL YOGA ou yoga no tecido quer dizer aéreo, no sentido daquilo que está suspenso ou no ar. É uma nova maneira de praticar yoga, onde o professor usa tecidos semielástico presos no teto como uma ferramenta a mais para realizar os asanas (posturas) tradicionais do yoga. A aula começa com um aquecimento e depois deixamos o tecido nos envolver e nos ajudar a executar as posturas mais tradicionais do yoga. As aulas sempre terminam com um relaxamento no próprio tecido. Com o peso do corpo apoiado você pode perceber o alinhamento correto da postura através do relaxamento ao invés do esforço, podendo encontrar um estado de paz e uma sensação de leveza corporal.

Minha opinião

Na prática do aerial yoga usamos a gravidade a nosso favor. Como ficamos a maior parte suspenso no tecido, é ele que segura todo nosso corpo. Isso significa que podemos soltar o corpo e curtir o momento com muito prazer e segurança.

Em alguns momentos e asanas (posturas) como o balanço, faz a gente voltar a ser criança, balançando pra frente e pra atrás sentindo ventinho no rosto fazendo com que você esqueça qualquer problema que está fora sala.

Se você nunca conseguiu fazer a invertida (ficar de cabeça pra baixo) aqui você vai conseguir com a ajuda do tecido. Ao vencer o medo das posições invertidas, você terá como recompensa a sensação de prazer, domínio do próprio corpo e bem estar.

No final da aula não pode faltar o relaxamento e você entra literalmente dentro do tecido. Aí é só fechar os olhos, soltar o corpo e relaxar. O difícil é acordar e voltar pra realidade rs.

Benefícios

São semelhantes aos do yoga tradicional:

  • Desenvolvimento da consciência corporal
  • Fortalecimento da coluna vertebral e descompressão das vértebras
  • Desenvolvimento de força isométrica
  • Flexibilidade/ alongamento
  • Melhora a respiração
  • Contato com as emoções
  • Ajuda a emagrecer e definir o corpo
Quem pode fazer

É um exercício fortemente indicado para quem tem problemas de hérnia de disco ou desgaste das vértebras, pois reforça o equilíbrio e trabalha bastante com tração da coluna, permitindo a descompressão vertebral.

Não é imprescindível a vivência do yoga, mas a pessoa tem que ter o mínimo de consciência corporal e ser ativa.

Contra indicação

O Aéreo é contraindicado para quem tem pressão alta, glaucoma (devido às posições invertidas, que deixam de cabeça para baixo, levando o sangue para a cabeça) e processos degenerativos graves da coluna.

Agradecimento

Local da aula: Sattva Studio -> www.sattvayogastudio.com.br

Beijinhos e até a próxima ❤

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.