BLACK BEE DRONES — De Projeto Acadêmico à Principal Referência de DRONES INTELIGENTES do Brasil

Sofia Campus
Mar 9, 2018 · 3 min read

Da UNIFEI para o mundo! Conheça a Equipe de Competição de Drones Autônomos, Black Bee Drones.

Você é plugada(o) em tecnologia, Campuseira(o)? Então nós do Meu Campus temos certeza que você vai se amarrar nessa equipe aqui.

A Black Bee Drones começou em 2015, quanto um projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) descobriu o IMAV Competition, um evento anual que combina conferência científica e uma competição de drones inteligentes destinada a todos as universidades do mundo, nascendo assim, a primeira equipe acadêmica de drones inteligentes da América Latina. (aewwww).

Image for post
Image for post
Equipe da Black Bee Drones (UNIFEI) — Foto cedida pela equipe

Com o objetivo de desenvolver drones capazes de resolver missões complexas sem a intervenção de um piloto, a equipe realiza missões como combate a incêndio, localização de vítimas, entrega de boia salva vidas, perseguição a veículos, entre outras. Logo em sua primeira competição, em Aachen na Alemanha, a Black Bee Drones conquistou além da 3ª colocação, uma menção honrosa por ser a única equipe composta apenas por graduandos, sendo as demais compostas apenas por mestrandos e doutorandos.

Image for post
Image for post
Parte da galera da Black Bee Drones na Campus Party — Foto tirada por nossos campuseiros

A equipe então passou a se estruturar como uma empresa júnior, criando áreas e funções bem definidas. Com as áreas técnicas desenvolvendo tecnologias de ponta, uma gestão organizada e um marketing estratégico a equipe criou um planejamento ousado e bem executado que acabou fazendo a equipe ultrapassar os limites da UNIFEI, sendo convidada também para participar dos principais eventos de tecnologia, inovação e de drones no Brasil e no exterior. (#toperson)

Foram palestras, exposições, demonstrações, workshops, cursos, treinamentos e consultorias. A equipe organizou também, em parceria com a SAE Brasil, a primeira competição de drones inteligentes do país. (Sambando na cara da sociedade)

Image for post
Image for post
Representantes da Black Bee Drones na Campus Party 2018 — Foto tirada pelos nossos campuseiros

A equipe se tornou então a principal referência de drones do Brasil, resultando, em tão pouco tempo, em muitos prêmios, entre eles três prêmios na Drone Show Latin America e o I.D.E.A., competição internacional de melhor projeto, que deu direito a equipe ser palestrante na Drone Word Expo, no vale do silício (EUA).

Junto com o sucesso, veio a visibilidade. Foram dezenas de entrevistas e matérias sobre a equipe, entre elas na Época Negócios, Folha de São Paulo, CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Bom dia Brasil, Jornal da Gazeta, entre outros.

A equipe atualmente é constituída por 29 membros de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Itajubá — MG e estão divididos em cinco áreas: Mecânica, Hardware, Software, Marketing e Gestão.

Psiu, se você for da região de MG, vai ter workshop da Black Bee Drones! (YES!) Acesse via: http://bit.ly/workshopbbd18

Texto Escrito por Carol Vieira — Campuseira e Integrante da Black Bee Drones
Hashtags e Comentários em Parênteses escritos por: Sofia Corujinha Campuseira

Entre em contato com a Black Bee Drones via:

E você, também quer contar a história da sua equipe universitária?

Fala com a galera do Meu Campus via m.me/meucampusbr ou campuseiros@meucampus.com.br

Curtiu esse texto? Compartilha com seus amigos, bb! Deixa um like pra gente em fb.com/meucampusbr

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store