Foto: Tiago Macambira

Primeiro ano do Golpe é tema de livro da Fundação Perseu Abramo

Mais de 550 documentos foram base para coletânea de manifestos contra o golpe de 2016.

A Fundação Perseu Abramo lançou recentemente um livro reunindo mais de 200 textos que relatam a resistência da sociedade brasileira e comunidade internacional ao golpe de Estado que instituiu, há exatamente um ano, o governo de Michel Temer.

O livro “Resistência e Contestação: sociedade brasileira e comunidade internacional contra o golpe de 2016” é um trabalho conjunto e criterioso feito a partir da análise de 550 documentos nacionais e internacionais publicados entre o final de 2015 e 2016. No material coletado, um rico conjunto de textos e manifestos de resistência ao golpe de Estado que impediu a presidenta Dilma Rousseff de dar continuidade a seu mandato.

Os textos estão distribuídos ao longo de 6 capítulos, organizados de acordo com os autores das publicações: movimentos, organizações e entidades sociais, culturais, acadêmicas, religiosas, sindicais, estudantis e políticas, de diferentes regiões do país. Uma coletânea plural que reforça o caráter antidemocrático que se instaurou no Brasil em maio de 2016 e que, desde então, fere o direito de brasileiras e brasileiros com medidas impopulares e que afetam o Estado de direito.

Além do vasto material textual, o livro reúne fotos de diferentes manifestações realizadas contra o golpe, todas tiradas pelas lentes de Tiago Macambira, colaborador da Mídia NINJA e do Jornalistas Livres.

O livro, dividido em duas partes, está disponível gratuitamente no site da Fundação Perseu Abramo. Haverá também lançamento da edição impressa, ainda sem data definida.

Parte I: http://www.fpabramo.org.br/publicacoesfpa/wp-content/uploads/2017/04/ResistenciaeContestacao-ArquivoInternet-01.pdf

Parte II: http://www.fpabramo.org.br/publicacoesfpa/wp-content/uploads/2017/04/ResistenciaeContestacao-ArquivoInternet-02.pdf

Fotos: Tiago Macambira