Introdução a Mídia locativa e imersão ao trabalho colaborativo.

As mídias locativas trabalham a partir do processo de coleta de dados compartilhados por diversas pessoas, via celulares, gps, palmtops entre outras tecnologias moveis. Ela tem quatro funções principais, realidade móvel aumentada, do qual se utiliza de informações de determinado local para mostrar em tempo real de forma aumentada¹. A segunda função, mapeamento e monitoramento de movimento, usa do espaço urbano para fazer o mapeamento de um percurso especifico. Também temos as Geotags, que mostra a localização de lugares no mapa mundial, podendo por informações sobre certos locais, que são acessadas de um dispositivo móvel. Já as anotações urbanas usam da apropriação do espaço urbano. Utiliza celulares, palms, etiquetas RFID ou redes bluetooth para indexar mensagens (SMS, video, foto) a lugares.

Esse pequeno resumo de o que é a mídia locativa, da o embasamento para a pesquisa do nosso trabalho. Avistamos diversas falhas de segurança, turismo e no fluxo do transito. Queremos mostrar através do uso de mídias locativas, que esses problemas enfrentados pela cidade de Quixadá, podem melhorar essas áreas, como a informação compartilhada sobre locais com maior risco de assalto. Ou um turista que não tem informações sobre quixadá e queira conhecer um pouco da cidade através da localização dos pontos turísticos da cidade, ou mesmo alguma informação sobre rotas de acidente e pequenos engarrafamentos. Nossa pesquisa sobre deficiências na cidade ainda continua, no momento encontramos maior carência nesses setores.

O que nossa pesquisa vai melhorar para o âmbito da nossa cidade? Com a coleta desses dados e a disponibilização dessa informações para todos, podemos melhorar o funcionamento da cidade. Geraríamos fluxo constante de informação, o que facilitaria a vida de todos os quixadaenses, já que informações sobre esses setores são de importância vital para o crescimento da cidade.

Usando realidade aumentada¹

Texto: Richallyson Soares de Lima.