Ártemis

Jamilly
2 min readMar 12, 2021

--

Ártemis é a deusa da caça, da Lua, da castidade, do parto e dos animais selvagens. É uma das mais respeitadas divindades da mitologia grega e na mitologia romana ela é chamada de Diana.
Considerada uma fantástica caçadora, Ártemis era idolatrada por aliviar as doenças femininas, proteger as crianças e os jovens.
Filha de Zeus e Leto, Ártemis teve um irmão gêmeo, Apolo, o deus do Sol. Nasceu um dia antes de Apolo e ajudou a mãe no parto. A tarefa de cuidar do irmão teria despertado o lado de protetora.
Ártemis pediu ao pai, Zeus, que a fizesse virgem por toda a eternidade. Essa condição estimulou o desejo de deuses e homens, mas somente um, Orion, ganhou sua atenção. Ártemis, porém, o matou acidentalmente.
Sofreu tentativas de estupros de Actaeon e Orion, que foram punidos com a morte.
Apesar de ser amorosa, também tinha traços de uma personalidade vaidosa e vingativa. Quando um desejo era desobedecido, agia de maneira raivosa.

Em uma ocasião, matou Agamenon, que teria ferido um de seus animais. Em outra, castigou Adônis, que contou vantagens por ser um caçador melhor que ela.

Alfeu, um deus do rio, estava apaixonado por Ártemis, mas ele percebe que não poderia fazer nada para ganhar seu coração, então, ele decidiu capturá-la. Ártemis, que estava com suas companheiras no rio, encontra Alfeu, mas, desconfiada de seus motivos, ela cobre o rosto com lama para que o deus do rio não reconhecê-la. Em outra história, Alfeu tenta estuprar a ninfa protegida de Ártemis, Arethusa. Ártemis tem compaixão de Arethusa e a salva, transformando Arethusa numa fonte na ilha de Ortígia , em Siracusa , Sicília.

Ártemis tem como símbolos o arco e a flecha, por ser a deusa da caça. Defensora dos caçadores e sempre punia quem agia contra os animais.

--

--