13 provas de que Mineiro e Carla são a melhor opção para as mulheres

A candidatura de Mineiro e Carla pra prefeitura de Natal propõe a participação popular como um quesito indispensável para construção da Natal como a gente quer.

Por isso, o Programa de Governo da Frente Popular da Cidadania foi elaborado a partir do diálogo com representantes dos trabalhadores, mulheres, jovens e movimentos sociais.

Nós acreditamos que a luta pelas pautas e direitos das mulheres deve estar sempre em foco. Por isso, defendemos também que nossa candidatura é a melhor para as mulheres. Entenda por quê:

1 — Vice combativa e militante feminista

Carla, nossa candidata a vice-prefeita, é advogada, militante feminista e luta em defesa dos movimentos sociais desde criança. Ela já participou de movimentos sindicais e estudantis, já foi vice-presidente do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão (antigo CEFET, hoje IFRN). Ela é membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN e representa o protagonismo feminino na política.

2 — Criar programa Respeitar de Apoio à Mulher

A desigualdade de gênero é latente na nossa sociedade. Em nossa administração, vamos implantar o Programa Respeitar de Apoio à Mulher, no qual as políticas para as mulheres serão aprofundadas e ampliadas, visando a promoção da igualdade entre os gêneros

3 — Fortalecimento da SEMUL

A Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres precisa ser fortalecida. A proposta da nossa candidatura é fornecer autonomia administrativa e financeira que contemple orçamento e rubricas específicos para a Secretaria.

4 — Ações pra promover o trabalho autogerido pelas mulheres

Realizar ações para promover o trabalho autogerido pelas mulheres na perspectiva da economia solidária e fornecer concessão de crédito para as empreendedoras locais.

5 — Ampliar a assistência à saúde da mulher

Assistiremos a saúde da mulher de forma integral, garantindo atendimento especial em todas as fases de sua vida e modificando o atual modelo de saúde, que limita a assistência aos aspectos reprodutivos.

6 — Combate à violência de gênero

É proposta da nossa candidatura elaborar e implantar o programa municipal de enfrentamento e prevenção à violência doméstica, com multiplicação, ampliação e reequipamento dos Centros de Referência, Casas de Passagem e Casas abrigo.

7 — Estabelecer uma rede com diferentes representatividades

Ofertaremos serviços articulados ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, estabelecendo uma rede de trabalho e ações articuladas com diversos poderes e entes federados, movimentos de mulheres e diferentes grupos e segmentos sociais comprometidos com a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

8 — Critérios de seleção diferenciados voltados para mulheres

Utilizaremos a violência de gênero como indicador para ponderar de forma diferenciada os critérios de seleção aos programas sociais da Prefeitura, priorizando o acesso de suas vítimas às políticas municipais. Da mesma forma, também garantiremos acesso especial às políticas pelas mulheres com transtornos mentais e/ou com necessidades especiais.

9 — Campanhas contra a desigualdade de gênero e violência contra a mulher

Produziremos campanhas educativas pelo fim da violência contra as mulheres e contra as desigualdades de gênero, porque acreditamos no caráter preventivo e conscientizador que a educação pode cumprir.

10 — Promover uma educação inclusiva e não-sexista

Fortalecer o debate sobre gênero e de combate contra a violência, a discriminação e o sexismo no âmbito escolar, através de ações como a capacitação dos profissionais de educação.

11 — Implantar transporte coletivo 24h

A candidatura de Mineiro e Carla acredita que o transporte coletivo 24h atenderia principalmente mulheres e jovens que precisam de transporte coletivo seguro e amplo, principalmente no período noturno.

12 — Criar programa Respeitar de Apoio à Mulher

A desigualdade de gênero é latente na nossa sociedade. Em nossa administração, vamos implantar o Programa Respeitar de Apoio à Mulher, no qual as políticas para as mulheres serão aprofundadas e ampliadas, visando a promoção da igualdade entre os gêneros

13 — Ampliar vagas nas creches

As creches são uma das principais necessidades — e não apenas das mulheres. A ampliação de vagas nas creches beneficiaria toda a população, e, em especial, várias mães que precisam cuidar dos seus filhos sozinhas.

Para mais propostas, confira o nosso Programa de Governo.