13 provas de que Mineiro e Carla são o melhor pra cultura

Mineiro é muito conhecido e querido por todos que fazem cultura no município.

É comum vê-lo pelas ruas da Ribeira, nos lançamentos de livro, em shows de artistas locais, prestigiando espetáculos e conhecendo novos movimentos.

Além disso, ele dialoga com a classe artística da cidade e é amplamente apoiado pelo segmento.

Abaixo seguem 13 provas de que, caso eleito, ele e Carla Tatiane serão os melhores gestores para a cultura da cidade.

1 — Artistas com Mineiro

Tantos artistas apoiam nossa candidatura que é preciso fazer inúmeras listas pra caber alguns deles.

São profissionais de diversas áreas: literatura, audiovisual, teatro, música, dança, etc.

Você pode conhecer quem o apoia aqui.

E nessa segunda lista aqui.

Mineiro em uma edição da Virada Cultural de Natal, na Ribeira

2 — Proximidade com a cultura

Mineiro participa de eventos e movimentos ligados à cultura desde quando era vereador.

Ele, por exemplo, foi o autor do projeto de lei que hoje deu origem à Lei Djalma Maranhão, principal instrumento de mecenato cultural na cidade.

Ele dialoga com artistas, conhece suas demandas e acredita que a cultura é essencial, e, por isso, tem tantas propostas voltadas pra área.

3 — Diálogo

A candidatura de Mineiro e Carla à Prefeitura do Natal representa a esquerda democrática.

Antes de tudo, eles acreditam na participação popular como melhor meio para tomar decisões.

Então, todas as decisões e propostas pra cultura foram e sempre serão feitas a partir do diálogo das pessoas do meio.

4 — Recuperar os espaços verdes da cidade e ocupá-los com cultura

Uma das propostas é recuperar os espaços verdes e espaços públicos da cidade, esquecidos pela atual gestão.

Realizaremos projetos de reestruturação desses espaços públicos com ações que estimulem a sua apropriação pela população, de modo que possam ser utilizados para o lazer e em programações culturais e esportivas.

5 — Valorizar a história da cidade

A candidatura de Mineiro e Carla pretende valorizar e dar substância ao Turismo Histórico e Cultural fortalecendo projetos culturais que destaquem a identidade da nossa cidade e do nosso povo.

Por exemplo, em relação ao carnaval, aos arraiás juninos, às festas natalinas entre outros.

Apoiaremos iniciativas relacionadas ao patrimônio paisagístico, histórico e cultural de Natal, incluindo a Fortaleza dos Reis Magos, as igrejas barrocas, o Palácio Potengi, o Farol de Mãe Luiza, os museus etc.

6 — Sistema Municipal de Cultura

A Prefeitura de Mineiro e Carla se comprometerá a integrar as políticas culturais em um Sistema Municipal de Cultura.

O sistema vai englobar órgãos e instituições de gestão, colegiadas e deliberativas (FUNCARTE, Secretaria Municipal de Cultura, Conselho e Conferência Municipal de Cultura), o Fundo e o Plano Municipal de Cultura.

7 — Ampliar os recursos orçamentários para a cultura

Mineiro e Carla querem ampliar a destinação de recursos orçamentários, fortalecendo as atividades do setor.

Também vão criar uma política clara e contínua de utilização do Fundo Municipal de Cultura com recursos do orçamento municipal.

A distribuição será ealizada mediante editais públicos, com processos seletivos transparentes com acompanhamento, fiscalização e autonomia da sociedade civil, de forma atrelada ao Plano Municipal de Cultura e suas diretrizes.

Além disso, a gestão será uma incentivadora do empreendedorismo cultural através de ações de qualificação e profissionalização da produção cultural e incentivo à economia

8 — Pontos de cultura

Natal é a única capital do Nordeste que não possui uma rede municipal de Pontos de Cultura.

Nossa gestão acabará com essa omissão, valorizando os Pontos de Cultura e os integrando em rede.

Eles serão parceiros das escolas municipais, transformando-as em espaços de fruição e formação em Arte e Cultura, que servirá durante a semana para a comunidade escolar e nos finais de semana para toda a comunidade na qual ela está inserida.

9 — Centros de Cultura e Juventude

Mineiro e Carla vão criar Centros de Cultura e Juventude nas quatro regiões Administrativas, com uma política de utilização social construída junto a artistas e grupos de Arte e Cultura.

10 — Patrimônio Material

A candidatura de Mineiro e Carla propõe dar prioridade às ações voltadas para a preservação do patrimônio material da cidade, com tombamento de prédios, incentivo à ocupação planejada e direcionada para a preservação do acervo e da memória.

Também vão consolidar o corredor cultural da cidade, contribuindo para o fomento do turismo cultural para gerar novas oportunidades de emprego e renda para o povo natalense.

Vão apoiar, ainda, os mercados públicos da cidade como bens culturais.

11 — Valorizar o Patrimônio Imaterial

A gestão de Mineiro e Carla vai criar um sistema de registro de patrimônio vivo, no âmbito municipal, com o objetivo de conceder títulos de Patrimônio Vivo da Cidade de Natal a pessoas ou grupos que detenham conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação de aspectos da cultura tradicional e popular no município.

As pessoas com esse título receberão uma bolsa de incentivo e terão prioridade na análise de propostas em projetos e convênios firmados com outros entes federativos e com a iniciativa privada.

12 — Festas Populares

Mineiro e Carla se empenharão em valorizar os festejos populares, como o carnaval, as festas juninas e o Natal, sob a perspectiva da valorização dos artistas locais e da descentralização dos eventos culturais, priorizando a criação de polos pelas quatro regiões administrativas da cidade.

13 — Apoiar e fomentar as culturas urbanas

A gestão será parceira das diversas manifestações das culturas urbanas, como o hip hop, o grafitti e a dança de rua.

A ideia é incentivar a ocupação dos espaços públicos por seus artistas, estabelecendo parcerias na promoção de seus eventos e elaborando editais de financiamento específicos para suas manifestações culturais.

Para mais propostas, confira o nosso Programa de Governo.