O que vamos fazer para melhorar a saúde de Natal

A Saúde é o maior problema enfrentado pela população de Natal, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23).
Essa área foi apontada por 47% dos entrevistados e mostra como a atual administração é incapaz de responder às demandas básicas dos moradores da cidade.
Ao contrário do descaso da atual gestão da Prefeitura de Natal, o governo da Frente Popular da Cidadania terá o compromisso de cuidar das pessoas.
A nossa política tomará a Saúde em seu conceito amplo e vai possibilitar aos natalenses boas condições de vida e acesso às ações, tecnologias e serviços em um SUS municipal resolutivo, de qualidade, humanizado e eficiente.
Vamos estabelecer, também, uma relação de credibilidade e confiança com os trabalhadores em Saúde.
A nossa administração vai atuar em três frentes para essa área: acesso, qualidade e humanização da atenção à saúde nos SUS municipal; efetividade da promoção e vigilância da saúde; e participação social no SUS municipal.
Você vai poder conhecer cada uma delas no nosso Programa de Governo que vamos disponibilizar em breve. Veja alguns pontos dessas ações:
1. Acesso, Qualidade e Humanização da Atenção à Saúde no SUS Municipal
1 — Nossa gestão priorizará a estruturação da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), o que passa, em primeiro lugar, por como a construção e reforma das unidades básicas de saúde. Em nossa gestão, o acesso aos serviços básicos será facilitado a todos os cidadãos e cidadãs nas proximidades de suas moradias;
2 — Trabalharemos para reformar, reequipar e recompor as unidades da Rede de Atenção Especializada, tais como as policlínicas. Além de integrar as unidades especializadas à atenção básica, ampliaremos os serviços desta rede a partir da criação, por exemplo, de Núcleos de Atenção ao Idoso;
3 — Reorganizaremos, também, as Redes Especiais para Enfrentamento de Condições Crônicas;
4 — A reestruturação da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil será prioritária. Vamos redefinir a linha de cuidado à saúde materno-infantil desde a atenção básica até a atenção especializada. Garantiremos, dentre outras ações, a assistência ao pré-natal de alto risco em cada distrito sanitário, além de estruturarmos os serviços para o parto normal humanizado;
5 — Na Rede de Urgência e Emergência, a reestruturação dos serviços existentes e o aprimoramento da gestão serão os principais objetivos. Redefiniremos o perfil dos hospitais sob gestão do município, qualificaremos o processo de regulação de leitos, fortaleceremos o SAMU e concluiremos as obras das UPAs pendentes;
6 — O enfretamento dos problemas decorrentes do transtorno mental e do uso de álcool e drogas como o crack demanda uma prioridade máxima do poder público municipal para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Por isso, por exemplo, vamos implantar novos CAPs e Unidades de Acolhimento a jovens e adultos usuários de drogas.
2. Efetividade da Promoção e Vigilância em Saúde
1 — Através de processos educativos, vamos promover a prática da atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis;
2 — Ampliar as ações de prevenção e controle do uso do tabaco, álcool e outras drogas;
3 — Fortalecer, em âmbito municipal, as ações do Plano Nacional Integrado de Enfrentamento ao Crack;
4 — Promover ações educativas para a redução da mortalidade por acidentes de trânsito.
Gestão
Através de uma gestão eficiente e do planejamento governamental, promoveremos as ações de prevenção e controle de doenças e agravos através da área de Vigilância em Saúde.
Assim sendo, fortaleceremos a Vigilância Epidemiológica (com destaque para ações de controle de doenças como a dengue, chikungunya, zika e HIV/AIDS), a Vigilância Ambiental (tendo em vista a vigilância da qualidade da água, dentre outras ações), a Vigilância da Saúde do Trabalhador e a Vigilância Sanitária. Além dessas políticas, promoveremos a revisão e publicação do novo Código Sanitário de Natal.
03. Efetividade e participação na Gestão do SUS municipal
1 — A gestão do trabalho na saúde será guiada pela participação e pela cogestão, incentivando o protagonismo de gestores, trabalhadores e usuários.
2 — Os mecanismos de planejamento ascendente e de gestão participativa serão ampliados e aprofundados;
3 — Desenvolveremos ações com vistas a ampliar a captação de investimentos para ampliar e modernizar a rede de serviços municipais. Será necessária a reorganização do Fundo Municipal de Saúde e o aprofundamento e ampliação dos mecanismos de transparência e controle dos gastos com saúde;
4 — Nosso governo dará atenção destacada às ações para implementação e fortalecimento da participação popular e do controle social em todos os âmbitos do sistema municipal de saúde.
Participe da nossa campanha para fazer a Natal que a gente quer
Deixe seu comentário, envie sua sugestão e segue a gente no Facebook,Twitter e Instagram.
Você também pode nos adicionar no WhatsApp: 84 99686 4328