Uber x Táxi

A omissão do poder público em não elaborar e debater em tempo hábil a política de mobilidade de Natal faz com que a administração pública municipal esteja sempre agindo a reboque do surgimento dos problemas de transporte público na cidade.

O atual prefeito é o principal responsável pelo impasse vivido entre a população, taxistas e motoristas que prestam serviço por meio de plataformas tecnológicas, já que se omitiu em responder as necessidades da cidade na oferta do serviço aos passageiros, em desenvolver soluções para o problema antigo vivido por vários taxistas com veículos clandestinos oferecendo lotação clandestina na cidade e, principalmente, por não estar atento às transformações tecnológicas vividas atualmente em nossa sociedade.

Por outro lado, existe uma falta de integração metropolitana na regulamentação e fiscalização mais efetiva no transporte particular em Natal, fazendo com que exista uma concorrência desleal praticada por veículos clandestinos em desfavor dos taxistas de Natal.

O Uber e outros aplicativos de transporte podem complementar a atual demanda de transporte privado individual de passageiros em Natal, mas não podem agir de forma a praticar uma concorrência desleal e agravar o problema vivido atualmente por muitos taxistas nas quatro zonas da cidade.

Assim, regulamentar o papel de cada modalidade de transporte privado individual no atual contexto e desenvolver mecanismo que deem condições de competição aos taxistas é imprescindível para que seja possível atender as atuais demandas da população.

A omissão da administração atual é prejudicial ao sistema de transporte, à população e aos taxistas.

Neste processo é preciso ação do poder público em montar uma mesa de diálogo com os mais interessados na questão: população, taxistas e os fornecedores do serviço por meio de plataformas tecnológicas.

A regulamentação é necessária para que não desestruture o já frágil serviço de táxi, ônibus e alternativos.

Por meio dela, vamos conseguir resolver os conflitos e caos no trânsito e beneficiar a população com um transporte mais justo.

Fernando Mineiro

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Equipe Fernando Mineiro’s story.