W A R R I O R . W E E K E N D

Renato Maciel
3 min readApr 24, 2018

--

Sabe, há cerca de uns 3 anos eu tenho entrado num ciclo de procrastinação tremendo, um ciclo que me faz muito mal e que é um reflexo enorme da minha ansiedade e medo das coisas. É tenso!
Criar projetos e não conseguir tirá-los do papel, ou até dar um ponta-pé inicial com toda a força do mundo e logo desistir da ideia, com certeza é frustrante e triste. E é assim que eu venho me comportando, numa luta entre tentar sair da cama e fazer algo bom e útil, ou algo para me distrair, mas sem sucesso. Você se sente péssimo e sozinho, com medo de algo não dar certo e você estar perdendo seu tempo naquilo, e então você nem tenta…

Um chamado

Um dia, durante mais uma procrastinação, recebi uma mensagem, ou fui mencionado em algum comentário, não me lembro ao certo, mas era um convite à conhecer o StartupWeekend.

Pronto, estava feito, me apaixonei pela ideia e logo de cara já sabia que devia ir, mesmo morrendo de medo!

Então me cadastrei e fiquei ansiando durante um mês, o tão esperado dia, sem lugar pra ficar, sem logística de locomoção (O local ficava há umas 2 horas da minha cidade), mas eu topei, essa era minha chance de conhecer gente nova e diferente, e assim foi.

O processo

Ao chegar no local do evento, já fiquei maravilhado, a energia do lugar e das pessoas…

Nossa! Era perceptível que ia sair algo ótimo dalí!

Danilo Picucci falando com os grupos

Os grupos se uniram de acordo com os projetos desejados e começaram os trabalhos.

Iniciando os trabalhos — Foto: Luiza Terpins

Foi uma sequência de erros e acertos, de troca de ideias, idas às ruas para fazer pesquisas com pessoas para entender se seu projeto era útil e funcional… Foi irado! É uma enorme experiência você enfrentar seus medos em nome de um objetivo maior.

E o interessante é que na hora eles nem parecem tão monstruosos como pensamos, é lindo!

Ver tudo sendo construído e tomando forma, e voltando à estaca zero para ter uma outra forma totalmente diferente, é inspirador!

Escrevendo esse texto, me vem na mente toda a maravilhosa sensação que tive durante o fim de semana, e é impossível não pensar nisso durante diferentes momentos do dia, você fica obcecado!

Despertando

No último dia, veio a surpresa, todo o trabalho árduo que tivemos, valeu cada momento! Fomos selecionados como o 2º grupo vencedor!

Troféu de 2º colocado

Ao escutar isso, meu coração pulou e logo abri um sorriso e levantei pra comemorar com o grupo, que aliás foram incríveis!

foto tirada em momento de euforia (tremeu um pouquinho).

Pessoas diferentes, que não se conheciam mas que encontraram o equilíbrio perfeito para fazer tudo funcionar, sou muito grato por isso. (Valeu time!!!)

E tudo isso me fez perceber que nós podemos fazer tudo o que quisermos!

Em cerca de 50 horas tiramos um projeto do papel, após inúmeras tentativas, mesmo estando exaustos e conflitando em alguns momentos, mas rolou!

Sem dúvidas era o tapa na cara que eu precisava pra falar ao Renato (inseguro e pensativo demais) pré-SWSP:
-Levanta essa bunda e vai fazer algo, você é capaz!

E como disse meu querido amigo Danilo Picucci em um momento do Weekend:

  • Life is too short, make something that matters.
Time ❤

--

--