5 Elementos essenciais ao desenhar telas de aplicativos.

Um bom aplicativo se propõe a ajudar usuários a resolver tarefas do mundo real, por isso o cuidado na hora de desenhar cada uma das telas da aplicação, evitando ruídos e com total foco no êxito da tarefa, é fundamental.

O desenvolvimento de um APP deve levar dois pontos em consideração: a atual ausência de tempo e como os usuários estão cada vez mais multi-tarefas. É pedindo pizza de olho no twitter ou chamando o Uber para um endereço que esta no GoogleMaps.

Por isso, aplicar conceitos básicos de usabilidade em cada uma das telas faz toda a diferença. Veja 5 elementos que no meu ponto de vista são fundamentais para refletir durante o desenho das páginas:

  1. Um bom título
  2. Uma boa navegação
  3. A área nobre
  4. Uma tarefa por tela
  5. Um CTA por tela

Um bom título

É primordial que cada uma das telas tenha um título generoso em destaque, que deixe claro o contexto dentro do APP desta tela. É um desafio criar títulos que corresponde a essa premissa, mas é fundamental o usuário não ter dúvida sobre onde ele esta.

Uma boa navegação

A heurística de Norman já nos ensinou a importância do “Controle do usuário”. Um bom APP deixa acessível saber onde o usuário está e como é possível voltar a etapa anterior. Para ter certeza que seu APP obedece esta regra fundamental, olhe sua tela e faça as perguntas:

Onde estou agora? Como faço para voltar?

A primeira pergunta deve ser respondida pelo item 1, um bom título vai ajudar o usuário a descobrir onde exatamente ele está no APP.

Mesmo em aplicações mobile que usam navegação em layers (que se sobrepõem umas as outras), deixe claro onde o usuário está e mantenha acessível o botão de voltar ou fechar. Assim ele se mantém no controle e diminui sua ansiedade.

Considere a área nobre

Assim como na “primeira rolagem” do browser desktop, o celular também tem uma área nobre, para entender um pouco melhor sobre isso vamos olhar esta imagem:

para entender melhor esse estudo veja ele completo aqui

Segundo a pesquisa publicada no UX matters, é mais comum o usuário navegar no celular usando apenas uma das mãos e tendo como ferramenta de navegação somente seu polegar.

A partir disso, tente deixar os controles mais importantes do APP ao alcance do toque do usuário. Tenha em mente que o usuário pode estar usando mais de uma aplicação ao mesmo tempo, por isso quanto mais o APP facilitar o seu uso, melhor.

Uma tarefa por tela

Para facilitar o uso do seu APP é fundamental deixar claro o objetivo e a tarefa de cada uma das telas. Esse foco ajuda o usuário a não ter dúvidas do que ele deve fazer.

Pense no fluxo da sua aplicação e reflita sobre cada uma das telas. É importante o usuário entender a função de cada etapa e ter acesso fácil ao objetivo da tela.

Uma tela de cadastro, por exemplo, não deve exibir o menu de navegação e sim focar no seu objetivo, gravar as informações do usuário.

Um CTA por tela

É fundamental ter somente um CTA por tela, isso deixa o usuário mais seguro e o direciona para alcançar as próximas etapas e consequentemente o objetivo da sua tarefa.

O CTA corresponde ao objetivo principal da tela, ele vai direcionar a ação do usuário e facilitar a realização da tarefa principal de cada uma das telas.

Isso não anula a existência de ações secundárias que devem ser desenhadas com botões menores, links no texto (com muito cuidado) ou links em áreas especificas, como o nome do usuário em uma lista ou uma imagem.

A inspiração para escrever sobre estas questões veio deste artigo