
Como o MVP pode otimizar o mobile
Graças a onda de empreendedorismo que tem se avolumado nos últimos anos, termos como MVP tem se tornado cada vez mais popular no meio empresarial e no desenvolvimento de novos produtos. Sigla para “Minimum Viable Product” (Produto Minimamente Viável, em português), MVP é uma das principais ferramentas para empreendedores, mas também pode ser aplicado a empresas já estabelecidas no desenvolvimento de produtos, sendo vital para a produção de novos aplicativos mobile.
No contexto de startups, um MVP é a versão mais simples de um produto que pode ser lançado com uma quantidade mínima de tempo de desenvolvimento. O objetivo de um MVP é:
- Ser capaz de testar uma ideia de produto utilizando o mínimo de recursos;
- Acelerar o aprendizado;
- Diminuir o tempo gasto com programação;
- Entregar o produto aos usuários o mais rápido possível;
- Criar uma base para outros produtos.
MVP-M ou Minimum Viable Product Mobile
Quando falamos sobre desenvolvimento mobile com os clientes da Mobi.life, é muito comum ver a surpresa que a quantidade de possibilidades trás durante cada rodada de planejamento, pois com a tecnologia atual é possível fazer quase tudo: coleta de dados, interações cada vez mais imersivas, compartilhamento de momentos, fotos, vídeos, áudio, tradução simultânea etc.
É neste momento que o conceito de MVP se encaixa no mundo mobile, quando se faz necessário o exercício de filtrar um escopo mais abrangente do aplicativo para verificar quais suas principais seções. Trabalhando desta forma, conseguimos:
- Otimizar o investimento — No lugar de investir toda a verba do projeto em um escopo grande, com muitas seções, a ideia é investir em um escopo menor para um lançamento mais rápido, e após o lançamento analisar todo o feedback de uso do app e opiniões dos usuários para decidir os próximos passos.
- Desenvolvimento e testes mais rápidos — Chegando mais rápido a etapa de desenvolvimento e com um escopo menor será possível olhar com mais atenção para cada seção e testar, testar, testar e testar muito. Desta forma coloca-se em prática uma das famosas frase do Vale do Silício: “fail fast, fix faster”.
- Receber feedback dos usuários — Com um lançamento mais rápido é possível basear a continuidade do desenvolvimento no feedback prático dos usuários, visualizar os dados de acesso, valor total de instalações e desinstalações e assim priorizar os updates de acordo com a opinião dos usuários, não do planejamento.
Exemplo Prático — Au.dote

Este mês tivemos um grande lançamento na Mobi.life que movimentou bastante a mídia. O aplicativo Au.dote foi desenvolvido a pedido do pessoal da Dog Likers, startup focada em oferecer produtos para cachorros e seus donos, com o objetivo de facilitar a conexão entre ONGs idôneas que querem apresentar seus cães para adoção.
Assim que o projeto nos foi apresentado, imaginamos uma série de possibilidades, desafios e problemas que este escopo nos apresentou. O aplicativo deveria resolver as seguintes situações:
- Apresentar os cachorros para todos os usuários;
- Listar o interesse dos usuários por determinados interesses;
- Apresentar as ONGs;
- Sistema de busca de dogs;
- Hierarquizar cães e ONGs pela distância;
- Acumular informações dos usuários.
Dentre cada situação, existem muitas de formas diferentes de se resolver cada uma, por exemplo: em “Apresentar os cachorros para todos os usuários” é possível fazê-lo utilizando-se fotos ou vídeos, descrição textual, categorizar cada uma das especificações de cada cão. Mas para isto é necessário selecionar quais informações são relevantes para o público e para as ONGs. Em “Apresentar as ONGs” já é possível criar um perfil público da ONG, listar todos os cães disponíveis, apresentar ou não informações de contato e endereço, ter um click-to-call, interface de chat interna do app diretamente com a ONG, integração com WhatsApp e por aí vai.
Com apenas dois problemas que o app precisa resolver já conseguimos listar 12 funções diferentes, o que poderia dobrar ou triplicar as horas de desenvolvimento, arquitetura de navegação, layouts, testes etc., colocando em risco o timing do projeto e também o investimento necessário para a sua produção. E é neste momento que o pensamento MVP encontra o mobile.
Construindo um MVP
Identificação dos problemas -Durante muitas seções de planejamento, envolvendo cliente, time de planejamento e time desenvolvimento técnico, filtramos os principais problemas que precisam ser resolvidos pelo app.
Como resolver cada problema -Definida a lista de problemas que o app deve resolver, uma nova etapa de planejamento se iniciou junto ao time técnico para entender a maneira mais eficiente de solucionar cada uma das questões — esta é a etapa de filtrar aquilo que queremos fazer do que é necessário ser feito.
Protótipos e Desenvolvimento -Definidas as soluções e tecnologias que serão utilizadas na construção do app, nós trabalhamos no desenvolvimento e na construção de vários protótipos para validar cada uma das interpretações anteriores. Protótipos visuais, protótipos funcionais e protótipo do painel de administração. Esta etapa é vital, pois apresenta uma validação de todo o planejamento realizado até aqui e toda informação resgatada é preciosa para ajustar seções ou acrescentar novas que farão um produto minimamente viável.
Lançamento - Após todo o desenvolvimento e testes através dos protótipos, entramos na etapa final de um MVP, que é o lançamento para o público (que pode ser apenas uma amostra ou público geral, como foi o caso do Au.dote) e trabalhar com velocidade para analisar todo o feedback, dados fornecidos, sugestões e críticas. O Au.dote foi lançado há menos de um mês, mas através do feedback dos usuários já identificamos várias seções que devem ser ajustadas, alteradas e melhoradas.
Pelo fato do mobile ser uma plataforma com características únicas, trabalhar seu desenvolvimento como MVP é a maneira mais prática de desenvolver soluções a longo prazo, entendendo quais são as melhores opções e ouvindo o feedback dos usuários.
Por Nuno Junior, Gerente de Projetos na Mobi.life
Se quiser saber mais sobre estes e outros temas, entre em contato conosco pelo e-mail negocios@elife.com.br.