Khan Academy — Diário de bordo

Histórico

O Khan Academy é uma uma das maiores plataformas de ensino da atualidade. Quando conheci esse site levei algum tempo até realmente entender como funcionava e logo entendi que toda a matemática estava ali, bastava eu me esforçar para conseguir aprender tudo o que eu não tive oportunidade de aprender no ensino médio.

Comecei definindo uma meta simples, finalizar fundamento da matemática. Entendi que a plataforma funcionava “aprendendo” com os seus erros. Percebi que meu problema principal era com fração e divisão. E com o passar do tempo meus resultados foram melhorando e melhorando. Atingi minha meta e finalizei fundamentos da matemática.

Defini duas novas metas: finalizar Aritmética e Álgebra I.
Aritmética não pegou tanto. Existiam vários conceitos que eu não conhecia mais deu para aprender rápido. Mas quando chegou em Álgebra, aí o “bicho pegou”. Levei bastante tempo para conseguir finalizar e quando consegui, parei!

Simplesmente por nenhum motivo, passei quase cinco meses afastado. E voltei em junho de 2013. Iniciei e finalizei Probabilidade e estatística. E percebi que tinha perdido quase todo o progresso obtido em Aritmética, Álgebra e até mesmo Fundamentos.

Passei mais 7 meses parados e tomei uma decisão: Nunca mais parar. E assim fiz. Desde março de 2016 estudo constantemente, as vezes mantendo ofensivas de 77 e até de 123 dias sem deixar de entrar nem um dia. O Khan Academy virou um hábito na minha vida. Sabe aquelas coisas que você faz e quase não percebe como faz? É o que aconteceu comigo.

Aprendi diversos novos conceitos. Ganhei tranquilidade para fazer contas. E em muitas oportunidades apliquei de forma prática o meu aprendizado. Gosto muito do jeito Khan Academy de ensinar. Os vídeos os professores e o carinho que percebemos que existe na criação do conteúdo.

Diário de bordo

Atualmente estou aprendendo Geometria (75%) e pretendo fazer desse parágrafo um acompanhamento do meu progresso nas diversas matérias. No decorrer ir falando sobre os desafios e dando algumas dicas e macetes interessantes.

14/9, 
Triângulos retângulos especiais. Prática.Dica, nesse exercício a plataforma não aceita raízes quadradas em forma decimal. Simplifique sua resposta o máximo que der para que o menor número fique na raiz.

Triângulos semelhantes e congruentes. Prática.

Como funciona

Fiz três vídeos explicando o básico da organização do Khan Academy. Como é uma plataforma bastante dinâmica, algumas visualizações mudaram. Mas o conceito avaliativo permanece igual.

Como o Khan Academy é organizado
Visão geral da árvore de aprenzagem