Tour “Barrios Futboleros”: respire futebol em Buenos Aires
Paixão portenha: veja como funciona o tour da prefeitura, por onde passa, valores e demais detalhes do passeio pela capital
Por Monique Silva
Assim que decidi que Buenos Aires seria o destino das minhas férias em 2017, no mês de setembro, procurei saber o máximo possível antes de desbravar a linda cidade dos nossos hermanos. Aqui nesse post vou detalhar especificamente a minha experiência com o tour “Barrios Futboleros”, passeio indispensável e altamente recomendado para quem, como eu, é apaixonado (a) por futebol. Ficou grande, mas te garanto que vai valer a pena conferir. Vambora!
- O que é: tour em um micro ônibus por estádios em Buenos Aires. Ambiente com ar condicionado, altamente confortável, com guia (alô, Santiago! gente boníssima), vídeo informativo sobre cada clube (tem fones de ouvido) antes de cada visita (inglês, português e espanhol). Não tem Wi-Fi, mas tem entrada USB para salvar e dar aquela carguinha no celular. O tour não é cancelado em caso de chuva.
Quanto: ATUALIZAÇÃO: quando fui em setembro de 2017 era grátis. Um tempo depois, me alertaram que agora eles estão cobrando 100 pesos (veja como está a cotação do dia a hora que você pesquisar!). Além desse valor, em alguns estádios você paga para entrar, como Boca, River e Argentinos Juniors (porém, há parcerias, por exemplo, Boca era 220 pesos, mas os participantes desse tour pagam 160. Mesma coisa no River). Outros como Huracán e San Lorenzo não paga pra entrar. O Vélez não fazia parte do passeio que fiz (escolhi segunda), então não sei se é cobrado.
- Quando: em setembro de 2017 o tour funcionava em 3 dias de semana: segunda, quarta e sexta. Andei vendo no link e eles restringiram mais os dias. Então, consulte antes! O passeio que eu optei foi o quinteto formado por Boca Juniors, Huracán, San Lorenzo, Argentinos Juniors e River Plate).
- Onde: o ônibus sai da Plaza del Correo, na calle Av. Leandro y Alem (veja o mapa ao lado).
- O ponto de encontro é no Centro de Atendimento ao Turista (veja abaixo). Fica na frente do Centro Cultural Néstor Kirchner.
- Como fazer: Para participar é preciso se cadastrar nesse site AQUI e escolher um dos dias citados acima. Mas atente que eles liberam os dias/vagas por volta de uma semana antes, ou alguns dias. Não adianta acessar com muita antecedência que as datas não aparecem no calendário, então precisa monitorar.
- É tudo muito fácil. Você preenche algumas informações básicas, escolhe o dia e você recebe um e-mail com um voucher (eu levei impresso, mas vi gente que chegou e mostrou apenas o e-mail no celular). Dias antes do passeio eles te mandam um lembrete. Se no dia você não puder ir é importante cancelar para que outra pessoa possa ir (já que são poucas vagas).
- Se programe! Chegue uns 15 minutos antes do passeio. É tudo extremamente pontual. Se você se atrasar, perde o tour. Não dê bobeira!
- Dica: se você acessar o site e não conseguir reservar o dia que gostaria (já que as vagas são limitadas, afinal, se trata de um micro ônibus), vá ao local uma meia hora antes porque alguém que tenha reservado pode não comparecer (e, assim, você fica com a vaga dessa pessoa).
- Atenção: se os times estão treinando nos estádios o tour é suspenso. Então varia muito com o dia. Precisa ter sorte. No meu caso, o River Plate estava treinando no Monumental (numa segunda-feira), visando o jogo deles (numa quinta), então só tinha opção de conhecer museu do clube (sem o estádio). Como não valia a pena (pelo preço, de ser somente o museu), optei por voltar outro dia, por conta, e fazer o combo museu + estádio.
- Duração: começa pontualmente às 10h e termina por volta de 17h30. Sim, é extenso, mas vale a pena, afinal, você gira pela cidade e pelas “canchas”.
- Pausa/Almoço: Tem intervalo para almoço. No meu caso, paramos em um restaurante legal antes de ir ao San Lorenzo, no bairro de Boedo. Tem 3 opções no menu (no começo do tour o guia explica tudo aos participantes e anota o pedido para o restaurante agilizar, sem atrapalhar o passeio). Preço: é cobrado um valor fixo de 100 pesos (com direito a uma bebida). Tem até opção vegetariana. Eu escolhi o menu com empanadas de entrada + um sanduíche bacana. => preços referentes a setembro/2017
Os detalhes dos passeios eu destaco separadamente nos próximos posts, já que nesse preferi colocar as coordenadas do tour em geral.
Se você for, depois me conta, combinado? Bom passeio! ⚽
Abaixo os links de cada tour (da Prefeitura e outros que fiz por conta):
#1 — Por dentro da Bombonera: conheça o azul e o amarelo da casa do Boca Juniors, o estádio que treme e abriga a famosa “La 12”.
#2 — Bem-vindo ao El Palacio: todo o charme do estádio Tomás Adolfo Ducó, a casa do Huracán, e cenário de filme que ganhou o Oscar.
#3 — Conheça o Nuevo Gasómetro: sob a benção do Papa, uma breve passagem pela casa do San Lorenzo, no Bajo Flores.
# 4 — A simplicidade do estádio Diego Armando Maradona: com direito à santuário para“El Pibe de Oro”, anfitrião Jorge nos mostra mais sobre a casa do Argentinos Juniors.
#5 — Monumental de Núñez, o gigante lar do River Plate: os detalhes e a imponência do estádio Antonio Vespucio Liberti, a casa de Los Millonarios.
#6 — Do lado de fora do estádio José Amalfitani: rápido e rasteiro: algumas fotos da breve passagem pela casa do Vélez Sarsfield, em Liniers.
#7 — Invadindo (literalmente!) o estádio Don León Kolbovsky, a casa do Atlanta: a visita proibida à arquibancada de cimento na simplicidade da Villa Crespo