Crowdfunding: Construindo A Casa

Que tal construirmos algo juntos, você e eu?

Fonte: Google Imagens

Ninguém constrói uma casa sozinho. Seja você um empreiteiro, um arquiteto ou mesmo um simplório dono de terreno, tamanha edificação jamais será construída apenas através de duas mãos e uma cabeça. Uma casa é um projeto coletivo que se alcança com a participação de familiares, amigos e pessoas próximas.

Eu tenho essa casa em minha mente. Nela, os medos e pesadelos residem nos mais diversos e infinitos cômodos. Entre eles, sonhos também repousam tranquilamente até a próxima visita à Casa.

Esse lar para criaturas oníricas é o cenário sobre o qual escrevi minha jornada. Minha, mas que poderia e pode ser de qualquer pessoa que enfrente as trevas que correm pelos vales cerebrais. Essa história que conto na Casa é sobre superação, sobre vencer os seus medos e libertar-se das trevas agoniantes da ansiedade, do pânico e da depressão

Minha superação só foi possível devido a ajuda de muitas fontes diversas. Família e amigos ficaram ao meu lado, minha amada namorada nunca desistiu do meu sorriso e tudo isso me ajudou a reencontrar uma força a qual eu já não via há anos. Muito do que me ajudou neste processo foi conhecer histórias vitoriosas: amizades que já haviam passado pelo que estava passando, ícones e pessoas que admiro que relataram suas batalhas me trouxeram motivação para vencer a minha própria.

E eu venci, após um bom tempo. A casa na qual meus pensamentos vivem hoje é clara, límpida e bem cuidada (mas, como toda casa, uma limpeza de primavera sempre é bem-vinda e recomendada). Então, ao olhar para toda esta estrutura que consegui restabelecer devido a tanto suporte, eu pensei: por que não fazer como fizeram à mim e ajudar as pessoas com suas próprias casas?

Sentei-me em frente ao computador e comecei a escrever. Diversas palavras tornaram-se o relato fictício de um homem que enfrentou tudo para recuperar aquilo que ama. A história estava pronta, em suas dezenas de páginas e milhares de palavras. Agora era preciso construir essa Casa, entregá-la para aquelas pessoas que precisam de uma história que possa mostrá-las a luz no fim do caminho.

Mas, nenhuma casa se constrói sozinha. Então, decidi recorrer ao crowdfunding.

O Que é o Financiamento Coletivo/Crowdfunding?

Fonte: Google Imagens

Ainda usando o exemplo da casa: recursos são necessários para produção de uma casa. Telhas, madeiras, alvenaria, etc. Não tenho todos esses recursos a mão, mas o financiamento coletivo, a construção desta casa em conjunto, permite que outras pessoas utilizem seus próprios recursos para que possamos construir juntos. As telhas veem daquele primo, enquanto a alvenaria é doada por um amigo querido. Ao final, todos poderão aproveitar o produto final: A Casa e seus cômodos. O grupo construiu junto algo grandioso.

Isso é o financiamento coletivo. Um realizador idealiza e apresenta um projeto para uma comunidade de apoiadores (família, amigos, admiradores e outras pessoas ligadas ao projeto). Os apoiadores, então, oferecem recursos financeiros para que o realizador conclua seu projeto e, em troca, o realizador do projeto recompensa seus apoiadores das mais diversas formas: exclusividade, acesso antecipado ao projeto final ou até mesmo reconhecimento público do apoio

Realizador e Apoiadores trabalham juntos por um projeto maior. Fonte: Google Imagens

O Catarse é uma ferramenta brasileira de financiamento coletivo onde vários ícones da cultura brasileira, como Liniker e a banda O Terno, lançaram seus projetos. Nela, apoiadores podem contribuir com diversos valores aos projetos nos quais acreditam e recebem recompensas pelo apoio dado.

Vamos Construir A Casa Juntos?

Acredito que publicar um livro em uma editora, assim como uma casa, não é algo que se faz sozinho. Existem diversos profissionais por trás do processo: revisores, diagramadores, capistas e designers, só para citar alguns, sem contar o próprio autor da obra. Tantos profissionais e serviços possuem seus custos dentro deste orçamento e, assim como os recursos para uma casa, faltam-me recursos para publicar essa obra tão importante não só para mim, mas para todos aqueles que precisem de um apoio na luta contra a depressão e ansiedade.

Assim, dentro de algumas semanas, vou abrir minha campanha de financiamento coletivo através do Catarse! Dentro do período de quatro meses realizarei uma campanha intensa para que possamos alcançar, juntos, os recursos necessários para botar esse livro na praça para quem quiser lê-lo. Durante esse período espero poder contar com a ajuda de todos os familiares e amigos, tanto na aquisição de recursos quanto na divulgação do projeto para todo mundo que puder e quiser ajudar a transformar A Casa em uma realidade.

Se você leu esse texto até aqui e acredita neste projeto, conto com você para me ajudar. O primeiro passo é compartilhar esse texto com seus amigos próximos, assim como meus trabalhos na rede de escritores Medium. Esse alcance vai me ajudar muito no futuro a levar minhas histórias e projetos para aqueles que precisem ouvi-las

O segundo é, assim que aberta, divulgar a campanha do Catarse com todos aqueles que você puder. Quanto mais pessoas esta campanha alcançar, mais possível será o sonho de publicar esse livro e distribuí-lo pelo pais.

E por ultimo, mas não menos importante, ajudar a coletar os recursos para a campanha. Esse projeto só será viável se conseguirmos atingir a meta ou chegarmos o mais próximo dela durante os quatro meses de campanha, e conto com vocês para isso!

O caminho a frente é longo e será um grande desafio. Mas não temo o futuro, pois sei que não estarei sozinho.

E ai, vamos construir nossa casa?


Gostou desse texto? Clique nos aplausos — Eles vão de 1 a 50 — E ajude a divulgar nas redes sociais

Assumi minha identidade como escritor aos 20 anos de idade, e fazem dois anos que venho escrevendo contos e histórias relacionados ao fantástico, fictício, esotérico e místico. Possuo alguns contos e poemas postados no blog Pintando o Infinito e estou criando o roteiro e história do jogo Heart of Sphere: Zero