10 OBRAS DE LITERATURA DE CORDEL QUE VÃO ENCANTAR VOCÊ

Thayane Maria
Sep 6, 2018 · 5 min read

Através da literatura de cordel, a cultura de uma região pode ser expressada.

Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, nasceu no dia 7 de julho de 1897 no sertão pernambucano e teve como pano de fundo de sua morte o sertão sergipano. Ele e sua esposa, Maria Bonita, foram atingidos por tiros da polícia no dia 28 de julho de 1938. Lampião foi uma figura importante na história, pois foi o precursor do cangaço — uma manifestação caracterizada pelo banditismo, formada por causa da insatisfação com a realidade do sertão nordestino, na qual predominava a fome, a pobreza e a injustiça social.

A literatura de cordel, que é uma linguagem literária caracterizada por narrar uma história em forma de poesia e de rimas, tem este nome por conta da forma que os livros (ou folhetos) eram comercializados antigamente — pendurados em cordas ou barbantes. O cordel tornou-se uma vertente popular muito forte no nordeste do Brasil, onde as histórias e lendas do sertão foram imortalizadas, junto com os costumes e a cultura da região.

Selecionamos as 10 melhores obras de literatura de cordel que irão encantar você

A chegada de Lampião no céu, de Rodolfo Coelho Cavalcante

Lampião foi no inferno e depois no céu chegou. São Pedro estava na porta e Lampião então falou: — Meu velho não tenha medo, me diga quem é São Pedro. E logo o rifle puxou!”Esta é, provavelmente, a narrativa de cordel mais popular. Em A chegada de Lampião no céu, o autor Rodolfo Coelho Cavalcante ilustra o imaginário social sobre como teria sido a redenção da alma de Lampião, primeiro no inferno e depois no paraíso.

Ver livros


Cordel, de Patativa do Assaré

Esta obra, nada mais é, do que uma carta de amor em formato de cordel do autor Patativa do Assaré ao sertão nordestino e seus costumes. No livro, o autor expressa seus sentimentos e seu orgulho pela região e sua cultura.

Ver livros


Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna

Neste cordel, Costa Senna coloca o dedo nas feridas da humanidade e aborda com simplicidade e desenvoltura temas do nosso cotidiano, como ética, cidadania e educação. Participação na política, alfabetização e uso consciente dos recursos naturais são motes pinçados pelo autor para, de forma lúcida e envolvente, levarem à reflexões diante de escolhas decisivas na vida.

Ver livros


Histórias e lendas do Brasil — contos nordestinos, de Tia Regina

Desde o folclore até a literatura, este livro seleciona e conta as histórias por trás das maiores lendas, contos e costumes da região Nordeste do Brasil.

Ver livros


Antologia da literatura de cordel, de Sebastião Nunes Batista

Nesta obra, os leitores poderão conhecer melhor sobre as origens da literatura de cordel e os seus principais representantes — além dos temas regionais e influências que são mais adaptadas para esta linguagem literária.

Ver livros


A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora, de Braulio Tavares

Neste livro é narrada a história de Artur, um andarilho valente que em sua caminhada salva a bela Isadora das garras de uma onça. Isadora precisa encontrar a Pedra do Meio-Dia para salvar seu reino enfeitiçado por um gigante. A narrativa é toda em forma de cordel e ao final da leitura, o autor Bráulio Tavares explica as origens e características do gênero.

Ver livros


O príncipe e a fada, de Manoel Pereira Sobrinho

Esta é uma história que ressalta os tempos de mistério, amor, coragem e heroísmo e é contada com bastante sutileza através dos versos poéticos da literatura de cordel. É uma leitura para toda a família.

Ver livros


O flautista misterioso e os ratos de hamelin, de Braulio Tavares

Esta obra é a versão do paraibano Braulio Tavares para a famosa lenda medieval alemã, também consagrada pelos irmãos Grimm e pelo poeta inglês Robert Browning. Agora narrada em forma de cordel, ela encanta pela leveza que o ritmo dos versos repletos de métricas e as rimas dão a essa história impressionante, que mostra como a corrupção moral de um grupo político é capaz de provocar uma tragédia coletiva. Dessa maneira, os leitores poderão conhecer um pouco mais sobre a tradição oral alemã e sobre este gênero poético tão profundamente enraizado na cultura nordestina e brasileira.

Ver livros


Canudos na literatura de cordel, de José Calasans

A Guerra dos Canudos, liderada por Antônio Conselheiro no território baiano, é contada com riqueza de detalhes poéticos através da narrativa de cordel, pelo autor José Calansans.

Ver livros


Lampião, o capitão do cangaço, de Gonçalo Ferreira da Silva

Nesta obra, a trajetória de Lampião e sua trupe no sertão nordestino é narrada em forma de cordel, através de poemas metrificados e prosas repletas de rimas.

Ver livros


Qual obra de literatura de cordel você já leu? E qual mais gostou? Deixe sua opinião!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade