5 LIVROS QUE IMORTALIZARAM ALEXANDRE DUMAS

Thayane Maria
Sep 6, 2018 · 4 min read

Considerado ícone da literatura mundial, Alexandre Dumas escreveu obras que são clássicos atemporais e que foram adaptadas para o cinema.

Alexandre Dumas nasceu no dia 24 de julho de 1802, em Villers-Cotterêts, na França. Neto de uma escrava, que não se sabe exatamente se era liberta ou não, e filho de um general membro das forças napoleônicas, Dumas ganhou fama por retratar em suas obras a tirania da corte francesa e perseguir ideais como coragem, lealdade, amor, amizade e justiça.

Em Paris, Dumas passa a criar peças teatrais e a publicar artigos em jornais e revistas. Com a peça Henrique III e Sua Corte apresentada pela Comédie Française, em 1829, o autor atingiu o sucesso. Um ano depois ele leva aos palcos sua segunda obra dramatúrgica, Christine, também um êxito. Desta forma, Alexandre Dumas obtém liberdade financeira suficiente para se dedicar integralmente à literatura — sua grande paixão.

Confira os 5 livros que concederam ao autor um legado literário para eternidade!


Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas

Neste, que é o primeiro livro da série de aventura chamada “Capa e espada”, concedeu ao escritor Alexandre Dumas a sua fama internacional. Dumas narra a história de quatro grandes heróis: Athos, Aramis, Porthos e D’artaghan, que vivem aventuras recheadas de tristeza, romance e coragem, ambientadas na França do século XVII. O florescer dos exageros da corte francesa e as intrigas políticas dão realismo a essa história, fazendo da obra um sucesso instantâneo e que continua conquistando novos leitores, mesmo três séculos após o seu lançamento.


A rainha Margot, de Alexandre Dumas

Este clássico de Alexandre Dumas retrata um período histórico onde a violência era praticada em nome da fé e do amor. A narrativa acontece no ano de 1572, quando as guerras de religião dilaceravam a França. Por conveniência política e social, uma princesa católica de dezessete anos é obrigada a se casar com o rei protestante. Ao promover esse casamento sem amor, Catarina de Médicis, mãe da noiva e de Carlos IX, rei da França, espera obter a paz entre católicos e protestantes. Ocorre, porém, o contrário do esperado. Ocorrem episódios terríveis, como a noite de São Bartolomeu, um dos massacres religiosos mais conhecidos de toda a história.


O conde de monte cristo, de Alexandre Dumas

A trama de O conde de monte cristo traz uma emoção diferente a cada página e talvez isso explique a razão de a obra ter se transformado em um clássico da literatura mundial, instigando os leitores há mais de 150 anos. No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente e, anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança. A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel dasociedade francesa no século XIX — um mundo que vivia na esperança da transformação e que passou a ser possível a mudança de posições sociais.


O homem da máscara de ferro, de Alexandre Dumas

Sob o reinado de Luís XIV, um monarca vaidoso e autoritário, Aramis, ex-mosqueteiro do rei Luís XIII, pretende livrar o país da tirania do herdeiro do trono. Ajudado por seu amigo Porthos, ele planeja a substituição de Luís XIV por Filipe, seu irmão gêmeo, que além de ter sido condenado a uma prisão de segurança máxima, também possui uma máscara de ferro que lhe cobre o rosto. Entretanto, um súdito leal ao rei e D Artagnan, capitão dos mosqueteiros, tentam impedir que substituição se concretize.


Os irmãos corsos, de Alexandre Dumas

O autor Alexandre Dumas criou um romance de costumes, onde o pano de fundo são as disputas familiares da Córsega, um lugar onde é preciso muito pouco para gerar desavença e mortes. A atmosfera da história fica por conta do mistério que envolve os sentimentos de dois irmãos gêmeos que — embora eles não apareçam juntos em nenhuma passagem do livro — a narrativa de Dumas os mostra sempre extremamente ligados, como se fossem a mesma pessoa e vivendo os mesmos sofrimentos e angústias.


Qual dos clássicos de Alexandre Dumas é o seu preferido? Contem pra gente!

Thayane Maria

Written by

Anything but ordinary. Jornalista apaixonada por cinema e cultura. Coleciono fantasias e acredito que sou uma. Lirismo que corrói. Só me encontro no excêntrico.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade