ESPECIAL BIENAL: 7 LIVROS PARA REFLETIR SOBRE CIDADANIA

Thayane Maria
Aug 31, 2018 · 5 min read

O jornalista Marcelo Tas e o filósofo Mário Sérgio Cortella participaram de um debate sobre o lançamento do livro “Basta de cidadania obscena”, na Bienal do Rio.

Segundo Platão, a ética e a cidadania andam de mãos dadas. No entanto, as discussões sobre o limite entre uma e outra tem crescido nos últimos anos, em resultado da mudança de hábitos que a tecnologia proporcionou no dia a dia das pessoas. Na última sexta-feira, o Estante Blog acompanhou o debate com o jornalista Marcelo Tas e o escritor Mário Sérgio Portella sobre o lançamento de Basta de Cidadania obscena, um livro que traz discussões sobre o papel de cada indivíduo dentro de uma rede maior, dentro do contexto de uma sociedade conectada, e a importância do bom senso para discernir o turbilhão de informações que recebemos todos os dias.

Debate “Arena #semfiltro”

Durante o debate, o jornalista Marcelo Tas falou sobre os inúmeros segmentos informativos e sociais que presenciamos atualmente e do quanto eles podem ser prejudiciais, no sentido de que podem nos tornar mais fechados para a diversidade. Em um âmbito maior, Mário Sérgio Cortella ressaltou a importância de todos lutarem, mesmo que individualmente, contra todo tipo de preconceito: “não se pode ter tolerância com a intolerância.”

Neste sentido, não demorou muito para que a política e os problemas sociais do país entrassem na pauta da discussão. O filósofo Mário Sérgio Cortella falou sobre um fato que acontece frequentemente e que é um exemplo de precariedade nos serviços de cidadania no Brasil: “A forma como a guerra do tráfico do Rio de Janeiro prejudica as classes menos favorecidas é, para mim, cidadania obscena.” Além disso, Cortella acrescentou que o significado de democracia, para ele, era a completa ausência de opressão — não importa o seu segmento.

Para ampliar o debate sobre o tema, fizemos uma seleção de livros para falar sobre cidadania. Confira!


A república, de Platão

O clássico da filosofia traz as discussões e investigações desenvolvidas por Platão sobre a cidade, a polis, e as formas e estruturas de relacionamento e governo de seus cidadãos e os padrões de moral e de justiça da nossa sociedade.


Ética e cidadania, de Herbert de Souza

Esta obra traz depoimentos de pessoas que viveram de perto o golpe militar que ocorreu no Brasil até a anistia, abordando a fome de ética existente no Brasil. Este livro é referência em estudos de história e sociologia, por ser um testemunho vivo do processo de mudança da sociedade brasileira, no qual os jovens tiveram uma participação decisiva.


Cidadania insurgente, de James Holston

Em plena ditadura militar, algumas associações comunitárias colocaram como objetivo a representação dos interesses dos moradores diretamente prejudicados pelo regime. No entanto, essas pessoas se viram diante de uma luta por seus direitos fundamentais e contra as armas de seus piores inimigos: a lei e a Justiça.


Basta de cidadania obscena! , de Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas

Nesse livro, os escritores falam sobre a cidadania de um ponto de vista pouco convencional. Eles expõem o avesso da cidadania, aquela que não é ética, decente, e sim obscena. Observamos que a cidadania se caracteriza mais como uma inclusão mal feita — os inúmeros problemas que enfrentamos diariamente no Brasil com saúde e educação são exemplos disso.


Cidadania no Brasil — o Longo Caminho, de José Murilo de Carvalho

Nesta obra, o leitor poderá ver um guia sobre a longa jornada que a democracia brasileira percorreu, desde os primeiros passos da independência do Brasil, ainda durante a monarquia, passando pela república, até os movimentos políticos mais recentes.


A Solidão da cidadania, de Alberto Oliva

Este livro é o sétimo título da série Livre Pensar, do professor de Filosofia Alberto Oliva, no qual ele discute temas sobre a convivência social — o individualismo, o coletivismo, a ética em suas implicações. O autor cria um gancho entre a cidadania e o humanismo, o que traz uma pauta que até então era nova para a discussão.


Direitos de cidadania — um lugar ao sol, de Paulo Martinez

Nesta obra, Martinez aborda os principais os conceitos relacionados aos direitos humanos fundamentais, do ponto de vista jurídico, político e social. Além disso, o autor traz a discussão de como esses direitos são colocados em prática no dia a dia não só do Brasil, mas de vários países ao redor do mundo.


Qual livro você acrescentaria nesta lista? Deixe sua opinião e participe da conversa!

Thayane Maria

Written by

Anything but ordinary. Jornalista apaixonada por cinema e cultura. Coleciono fantasias e acredito que sou uma. Lirismo que corrói. Só me encontro no excêntrico.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade