NOS 20 ANOS DE HARRY POTTER, CONFIRA ALGUMAS CURIOSIDADES DA SAGA

Thayane Maria
Sep 7, 2018 · 3 min read

Harry Potter e a Pedra Filosofal chegava nas livrarias britânicas no dia 26 de junho de 1997.

Com uma distribuição inicial de apenas 500 cópias, o primeiro livro do bruxo mais famoso do mundo fez pouco alarde nas primeiras semanas de venda nas livrarias da Inglaterra. As primeiras sessões de leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal foram desastrosas. A autora J.K Rowling lia os capítulos do livro tremendo, por conta das pouquíssimas pessoas que apareceram. Porém, o sucesso não demorou muito. As vendas dispararam e rapidamente a continuação era disputada por dez editoras diferentes. Após o lançamento dos primeiros quatro títulos da saga, J.K Rowling vendeu os direitos da história para o cinema.

Vinte anos, oito adaptações pro cinema e sete livros depois, Harry Potter não é visto apenas como um personagem: tornou-se um ícone cultural enraizado em nossa sociedade. No entanto, o processo de criação da autora foi baseado por algumas tragédias pessoais, como a morte de sua mãe, depressão, desemprego e divórcio. A trajetória de J.K. Rowling serviu de inspiração para a composição do universo do bruxo e também para os dilemas dos personagens na história. Pensando nisso, selecionamos algumas curiosidades sobre a saga. Confira!


  • Os Dementadores como personalização da depressão de J.K Rowling

A autora criou os dementadores como uma representação física de sua depressão. Esses seres sombrios tem como finalidade sugar a felicidade das pessoas, tal como na doença. Aos 20 anos, J.K Rowling mergulhou em uma depressão profunda após a morte de sua mãe.


  • Rony Wesley quase foi morto na história

Em meio a um período difícil de sua vida, a autora J.K. Rowling desejou matar o personagem do Rony na saga. Segundo ela, a vontade surgiu por puro despeito: “Pensei que poderia acabar com um dos 3 personagens principais. Por completo despeito. Mas eu acho que no fundo do meu coração, embora eu tenha considerado gravemente a morte do Ron, eu não teria feito isso”, desabafou.


  • Michael Jackson tentou fazer um musical sobre a saga

O cantor desejou montar um espetáculo musical inspirado nas aventuras de Harry Potter, no entanto, a autora J.K Rowling não aceitou a proposta.


  • A autora assinava apenas como J.K Rowling para que o público não soubesse que o livro era escrito por uma mulher

A editora sugeriu que a autora assinasse apenas como J.K Rowling, sem o primeiro nome Joanne, para que o público não soubesse que o livro era de uma mulher, com receio que o fato pudesse afetar as vendas.


  • Harry Potter nunca teria existido, se não fosse pela morte da mãe da autora

Em uma entrevista a apresentadora americana Oprah Winfrey, J.K Rowling afirmou que se sua mãe não tivesse morrido, a saga do bruxo mais famoso do mundo nunca teria sido feita: “Os livros são o que são porque ela morreu”, explicou a autora.


Confira todas as obras da saga de Harry Potter!

Thayane Maria

Written by

Anything but ordinary. Jornalista apaixonada por cinema e cultura. Coleciono fantasias e acredito que sou uma. Lirismo que corrói. Só me encontro no excêntrico.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade