Dicas caseiras de mestre em plantas medicinais

Por Elvira Lobato

Especializado em medicina chinesa e acupuntura pela Universidade de Pequim e pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, o doutor Alex Botsaris é um dos maiores conhecedores de plantas medicinais do Brasil. Autor de vários livros sobre o tema, foi consultor de saúde e biodiversidade da Natura e costuma surpreender seus clientes, no Rio de Janeiro, com receitas caseiras.

Em sua página na internet, o doutor Alex _ médico formado pela universidade Federal do Rio de Janeiro _ ensina como deixar os cabelos soltos, sedosos e brilhantes. Reproduzimos alguns de seus conselhos:

1 - Evite agressões físicas e químicas aos cabelos: As principais agressões ao cabelo são feitas na forma de tratamento, em salões de cabeleireiro. Tanto a amônia quanto o calor das chapinhas destroem de forma irreversível as chamadas "pontes de dissulfeto”, ligações químicas que dão estabilidade e força à queratina, principal proteína do fio. Quando a queratina está lesada, não existe mágica que resolva. A mulher será obrigada a cortar os cabelos curtos e esperar que cresçam novamente.

2 - Se for possível, use apenas água mineral nos cabelos: Na água das cidades temos entre outros elementos, ferro e cloro, que atacam quimicamente a queratina e outras substâncias do fio.

3 Evite produtos em excesso: O ideal é lavar os cabelos a cada dois ou três dias. Máscara com filtro solar ou creme de pentear podem ser usados diariamente. Não é recomendável secar os cabelos diariamente com secador por causa da alta temperatura. Spray de fixação e gel devem ser esporádicos, porque deixam resíduos que afetam os cabelos.

Para fazer em casa:

Gel cremoso para nutrir o bulbo, estimular crescimento e fortalecer o fio:

Ingredientes

Sumo de cinco folhas de aloe vera ou babosa (esprema as folhas para obter o gel); 10 cápsulas de óleo de prímula, 5 comprimidos amassados de polivitamínico Centrum e 50 gramas de máscara capilar de alta qualidade.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique o produto nos cabelos à noite. Lavar após duas horas. O produto deve ser usado fresco e preparado no momento da aplicação. Usar uma vez por semana. Os resultados aparecem após a terceira aplicação.

Tônico reparador

Ingredientes

200 ml de azeite virgem de boa qualidade e 100 ml de azeite de semente de uva.

Modo de preparo:

Coloque em um pote de boca larga e tampa hermética. Adicione 15 ml de sérum capilar revitaliznte, 10 gramas de flores de capuchinha e 10 gramas de chá verde bem picados. Agite a mistura uma vez ao dia, durante uma semana e estará pronta para o uso. Aplique e penteie os cabelos. O ideal é dormir com a mistura nos cabelos e retirá-la no banho, pela manhã. Os fios ficarão bonitos e sedosos.