Reconhecimento de Assunto em Dúvidas de Clientes de Aluguel de Veículos

As redes sociais revolucionaram o modo como as empresas interagem com os seus clientes. Recebendo cada vez mais mensagens, tornou-se inviável escalar o tratamento manual de cada uma delas.

Como solução para esse desafio, apresentam-se os chatbots. No entanto, esse tipo de solução costuma ter um alto custo, além de um grande esforço de configuração e curadoria. Por isso, neste artigo busco mostrar uma maneira simples de nos utilizarmos da ciência de dados para agrupar as mensagens por assunto, mostrando que nem sempre é necessária a aquisição de um produto grande e complexo para solucionar um problema real.

O conjunto de dados consiste de um grupo de mensagens dos clientes enviadas por meio do messenger do Facebook diretamente para a página de uma marca. Aqui, vamos analisar o case da Localiza como referência. Elas foram extraídas usando a Graph API, uma forma programática de ler dados do Facebook. Um exemplo de código para fazer isso pode ser encontrado no github do Julian Eisenschlos. …

About

Daniel Almeida

Cientista de Dados

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store