13 coisas que precisei aprender para me tornar uma pessoa melhor.

Há cerca de 3 - talvez 4 - anos, após ler um livro sobre liderança (O Livro de Ouro da Liderança, do Jhon C. Maxwell se não me engano), resolvi escrever uma lista de coisas que eu deveria fazer/aprender para tentar me tornar uma pessoa melhor.

Com meu Evernote aberto, comecei a pensar no quê colocar nesta lista. Várias coisas me vinham à cabeça, mas a maioria delas começava com "preciso aprender...".

Passei vários minutos refletindo sobre como eu era naquele momento, sobre como eu seria se continuasse a fazer as coisas daquele mesmo jeito e sobre como eu gostaria de ser.

"Naquele momento" eu trabalhava em uma concessionária. Era Assistente Administrativo (que na verdade era só uma forma mais "bonitinha" de dizer Auxiliar Administrativo). Aquele cargo, naquela empresa, me transformou.

Meu superior imediato era um cara "velho de casa", com vários anos de experiência naquela área. Esse cara tinha uma péssima fama. Dentre suas "qualidades" mais comentadas em toda a empresa estavam a arrogância, impaciência, falta de "jeito" para falar com as pessoas, autoritarismo, estresse, egocentrismo, entre outras.

Essas"qualidades" rendiam-lhe uma série de resultados negativos. Suas idéias não recebiam apoio da equipe, suas ordens eram constantemente ignoradas, sua presença era incômoda. Consequentemente, seus resultados como gestor eram fracos. E eu estava ficando igual a ele.

Me tornei, ao longo do tempo em que trabalhei diretamente com o dito cujo, um cara estressado, impaciência, ansioso e, em várias ocasiões, imediatista. Claro que todas essas "qualidades" também me trouxeram resultados negativos. Eu dormia mal, comia mal, alimentava hábitos ruins como fumo, álcool e noitadas sem dormir.

Também me relacionava mal com meus colegas de trabalho, o que me trazia ainda mais coisas ruins. Eu não conseguia obter deles o que eu precisava e, como consequência, meu trabalho não era satisfatório. Nem para mim, nem para a empresa.

Após um incidente com uma colega de trabalho (que não foi nem o primeiro e nem o segundo), resolvi parar e refletir um pouco sobre como as coisas estavam saindo do controle.
Descobri que o problema não era outro senão eu mesmo.

No dia seguinte ao incidente com minha colega de trabalho, convoquei uma reunião e fiz questão de me desculpar com ela e com todos. Me desculpar por ter me tornado um "escroto". Mais um.

As coisas começaram a mudar. Me esforcei em procurar aprender a me tornar uma pessoa melhor. Li diversos livros sobre liderançarelacionamento interpessoal, auto controle. Admiti minhas falhas e parti para a mudança.
Dentre os vários ensinamentos que minha busca me trouxe, fazer uma lista com tudo aquilo que eu precisava melhorar foi um dos mais eficientes.
Todos os dias eu lia minha lista. Refletia sobre cada ponto. Mentalizava cada ação necessária para alcançar os objetivos ali descritos.

Dia após dia eu fui reconquistando meus colegas, fui conquistando colaboração, simpatia. Os resultados do meu trabalho começaram a melhorar, minha vida pessoal começou a melhorar.

Saí da tal concessionária após um tempo, mas ainda hoje, quando passo por lá, ouço um ou outro funcionário novo me cumprimentando e dizendo: então você que é o tal... ouvi muito falar de você por aqui. Uma demonstração clara de que algo de bom ficou. E tudo graças à minha lista... e minha vontade de aprender e de mudar.

Eu trouxe um pedaço dessa lista para vocês. Digo "um pedaço" pois havia mais itens nela naquele tempo.
Ainda tenho que aperfeiçoar algumas coisas, mas essa lista me ajudou muito no processo de mudança.

Você também anda precisando mudar? Fique à vontade para usar minha lista, ou faça a sua própria. Reconhecer sua falhas, admitir honestamente que precisa mudar e agir com seriedade é um dos caminhos para tornar você uma pessoa melhor.

Obrigado por chegar até aqui. Se tiver gostado, compartilhe com seus amigos. Provavelmente há mais gente precisando mudar.

O que eu preciso fazer para me tornar uma pessoa melhor?

1. Tenha paciência. Aprenda a ouvir mais e falar menos.
2. Aprenda que tudo acontece por meio de um processo e que não adianta querer pular fases.
3. Aprenda a liderar para cima.
4. Aprenda a importância de fazer algo simplesmente para que seu próximo tenha uma vida melhor.
5. Aprenda o passo a passo de todos os processos que envolvam seu trabalho e aquilo pela qual é responsável.
6. Aprenda a não dizer "eu não concordo" até que você tenha argumentos suficientes para sustentar sua afirmação.
7. Aprenda a se auto disciplinar.
8. Aprenda a priorizar.
9. Aprenda a determinar prazos para finalizar suas tarefas.
10. Aprender que TODAS as tarefas iniciadas precisam ser terminadas dentro do prazo determinado.
11. Aprenda a controlar sua raiva, suas irritações, seu descontentamento, seu ímpeto de interromper e expressar sua opinião antes do outro ter finalizado.
12. Aprender a tornar fortes seus pontos fracos.
13. Aprenda a potencializar seus pontos fortes.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.