“A palavra é prata, o silêncio é ouro”

Como esse provérbio árabe pode nos ajudar a ter mais atenção em nós mesmos e consequentemente, nos outros

Vivemos na era da comunicação. Todos têm algo a dizer. Não dá pra imaginar hoje um mundo sem palavras.

Quem não pode falar, escreve ou faz gestos. Quem não quer falar, acaba demonstrando seus sentimentos através da linguagem corporal.

Parece que não tem mesmo como fugir, né? — como se parecesse que alguém quer fugir. Não parece, mas tem sim. Essa pessoa que vos escreve é uma delas.

Às vezes tento ficar em silêncio, mas não consigo, mesmo estando de boca fechada. Sou tomada por um turbilhão de pensamentos.

Algumas tendências que tenho observado ultimamente me fazem pensar que provavelmente eu não seja a única.

Yoga, meditação e práticas religiosas que ajudam as pessoas a entrarem em contato com o silêncio interior se tornaram extremamente comuns.

Se você não é capaz de ficar em silêncio mesmo estando calado, como você poderá ouvir alguém? Digo ouvir de verdade, prestar atenção, digerir cada palavra e compreender os sentimentos de quem fala.

Quem nunca se viu na seguinte situação: você fala algo a uma pessoa e esta imediatamente tem uma observação a fazer que não acrescenta nada ao que você disse.

Antes de você terminar de falar, o indivíduo já estava pensando em algo a dizer e nem ao menos te deixa terminar. Decepcionante, não?

Já ouvi falar que o cérebro é incapaz de fazer duas coisas ao mesmo tempo. Bom, no mínimo ele é incapaz de fazer BEM as duas coisas a não ser que você já tenha habilidade em fazer essas duas coisas específicas juntas.

Se estamos mais preocupados com o que vamos responder, não estamos dando toda a nossa atenção a quem nos fala, portanto isso diminuirá consideravelmente as chances de uma resposta precisa.

Então, vamos parar e pensar… Vamos parar de pensar! Pare e escute o seu silêncio. Só assim você será capaz de ouvir de verdade. E somente ao prestar atenção podemos saber a hora calar, falar, e as palavras certas a dizer.

Porque afinal, a não ser que você precise desabafar, de de adiantam muitas palavras que não serão úteis ao seu ouvinte?