O segredo para alcançar o Dream Team.
Segundo a Fundação Dom Cabral, uma em cada quatro Startups brasileiras morrem antes de completar um ano de operação. Aquelas que conseguem passar desse período se deparam com a mesma situação que vivenciei durante um bom tempo: “Como conseguir formar um Dream Team sem nenhum investimento ou receita?”.
Em uma conversa com o empreendedor Gustavo Tanaka, ele clareou meu entendimento — “Não tente mudar a filosofia de vida das outras pessoas se una as que compartilham uma filosofia em comum com a sua” — Ele explicou. Em seguida, de volta à minha busca pela equipe dos sonhos, percebi meu grande erro: estava buscando as pessoas erradas, pessoas focadas no dinheiro e no material. E eu não trabalho na Gamelyst por dinheiro, mas por amor ao que faço e principalmente pelo espirito empreendedor. Logo, analisando a visão que tinha sobre as empresas, e também aquela das pessoas que me rodeavam, era que empresas que obtém certo grau de sucesso e se estabelecem as razões disso estavam ligadas ao Produto, Capital, Tecnologia, à situação econômica, etc. Porém o grande segredo estava no modelo de gestão, cultura, valores e crenças internas que se difundem desde a equipe até o serviço ou produto final.
Assim, fui em busca de pessoas com espirito empreendedor, munido do que descobri de maior valor para a nossa equipe, o modelo de gestão e nossos valores: “Sangue nos olhos, Mente aberta e Transparência”, e em menos de dois meses passamos de uma dupla para uma equipe de 9 empreendedores engajados e capacitados!

Todos que entraram demonstram um grande amor pelo que fazem, principalmente por que dentro da oportunidade que abraçaram encontram o lugar que precisavam para expor todo seu potencial graças aos nossos valores e nosso modelo de gestão.
Busque sempre ser claro em relação aos valores de sua startup e seja um líder capaz de traduzi-los em atitudes e posturas do dia-dia, inspirando sua equipe. Desenvolva um modelo de gestão menos burocrático mas não menos efetivo na hora de alcançar os objetivos e assim, permita que a criatividade se permeie entre todos os setores do seu negócio. Outro fator importante é a comunicação, um modelo de gestão mais horizontal tende a eliminar barreiras hierárquicas e facilitar o contato entre os membros da equipe, permitindo a participação de todos no desenvolvimento da Startup em geral, e aumentando as chances do surgimento de ideias inovadoras para seu modelo de negócios.
Hoje e sempre o que você terá de mais importante dentro da sua Startup será sua equipe: Valorize-a, desenvolva sua cultura, crença e busque empreendedores que encontram no seu modelo de gestão a oportunidade que sempre procuraram.