O que faculdade me ensinou sobre a vida

Nat
Nat
Aug 26, 2017 · 3 min read

Uma coisa que ninguém costuma comentar sobre a faculdade é que nem todo mundo foi feito para ela, nem todo mundo alcançará sucesso através dela e muitos não irão nem mesmo completá-la, ou, não iriam, se a faculdade não fosse algo imposto de forma tão marcante e constante em nossas vidas.

Mas, se você está agora na posição de estar completando uma faculdade que você não gosta, e o está fazendo por obrigação, ou simplesmente porque já investiu tanto tempo nesse curso e desistir nessa altura do campeonato já não é uma opção, como era o meu caso, vão aqui as dicas que eu gostaria de ter recebido (e algumas, até recebi, mas não botei muita fé nelas na hora) quando eu estava nessa situação:

  • Você consegue. Sério, sério mesmo. Você consegue. Por mais difícil que seja acreditar nisso agora, é verdade. Você. Vai. Chegar. Lá. Você chegou até aqui, certo? Hmm ainda não acredita em mim, não é? Tudo bem então, te darei um conselho de alguém de maior credibilidade que a minha, finja ser alguém que consegue.
  • Procure um psicólogo. Se tem algo que pode desencadear uma série de transtornos psicológicos é a faculdade. Já vi muitos casos de pessoas que se tornaram ansiosas, depressivas e extremamente estressadas por causa disso. Aconteceu comigo, aconteceu com muitos amigos meus. Tem uma boa chance de estar acontecendo contigo, me arrisco a dizer. Caso esteja, saiba que isso não te faz mais fraco, mais incompetente ou inferior do que qualquer outra pessoa.
  • Se envolva. Horas formativas fazem parte do seu currículo por um motivo, com certeza sua faculdade tem vários programas interessantíssimos que valem a pena. Participe de uma empresa júnior, faça iniciação científica, faça um intercâmbio, seja presidente de alguma coisa se puder. Talvez você aprenda algo sobre você mesmo que mude a sua história, talvez você descubra que o que você quer fazer seja alguma dessas coisas.
  • Não é um desperdício de tempo. Pode ser que você acabe trabalhando em outra área, ainda assim, o tempo gasto na graduação não é em vão. Você pode não saber o que quer fazer da vida, mas saber o que não quer fazer é um começo.
  • Encontre sua motivação. Uma das coisas mais importantes para o sucesso é se manter motivado. O truque para isso é achar a motivação que funcione pra você. Alguns se motivam ouvindo música feliz e agitada, outros se motivam com exercícios físicos, outros apenas querem ganhar dinheiro. Achar algo que funcione não é uma tarefa fácil, infelizmente não posso te dar alguma fórmula mágica que com certeza funcionará para você. O único jeito é continuar tentando. Não se esqueça.. sua motivação precisa ser saudável, de nada serve uma motivação que pode acabar virando um vício (drogas, álcool, doces..).
  • Se conheça. Aproveite esse tempo de estresse que é a faculdade para conhecer a si mesmo. Descubra como você aprende, como você reage ao stress, como você reage quando seu mundo cai em baixo dos seus pés. Descubra qual é o seu limite.. Até onde você alcança? O quanto você consegue fazer sem prejudicar sua saúde? Saber isso sobre si mesmo vale ouro! E não é tão simples.
  • Aproveite. Mesmo em seus altos e baixos, faculdade é uma das melhores fases da vida. Não se preocupe muito (mas se preocupe um tanto, por favor) com os trabalhos, as provas, os prazos. Estude, trabalhe, mas viva. Saia com seus amigos, vá pro bar, jogue truco. Não espere seu semestre acabar pra chamar alguém pra sair. Esse um (ou dois, ou três…) ano que falta para sua formatura passará rápido. Acredite. E quando passar, você vai sentir falta, vai querer ter aproveitado mais. A viagem é tão importante quanto o destino, é o que dizem.

E lembre-se, continue a nadar.

)

Nat

Nat

Uma desenvolvedora de software tentando escrever algo sobre a vida.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade