É só uma fase…

Já perdi a conta de quantas vezes já ouvi “É só uma fase…” a respeito da minha pessoa ou de conhecidos.

A frase normalmente é usada para falar sobre crianças, adolescentes e seus atos que não são considerados “normais”. Também serve de justificativa ou até esperança para os que a falam ou a ouvem.

Vamos aos atos não considerados normais (motivos pelos quais já ouvi a frase acima):

-rebeldia (criança ou adolescente que não respeitam as regras, fazem bagunça, etc)

-orientação sexual (não ser heterossexual)

-piercing

-tatuagem

-cabelo colorido


Vamos ponto por ponto.

Sobre as crianças e adolescentes, já tentou conversar com elas e entender o motivo de estarem se comportando assim?? Provavelmente é reflexo de falta de atenção em casa, problemas na família ou com os amigos… Entenda que não “é uma fase…”, é consequência de um problema que pode ser solucionado ou minimizado se ela tiver apoio e ajuda.

Sobre quem sabe desde cedo sua orientação sexual, qual o problema disso? Eu acho incrível quando as pessoas bem novas já entendem e sabem que se interessam por pessoas do mesmo sexo ou pelos dois sexos. Elas não precisam passar por anos de dúvida, confusão e frustração. Elas já são muito bem resolvidas ai vem alguém e diz que “é só uma fase…” por não conseguir aceitar que mesmo pequenos alguns já se conhecem tão bem. Vamos combinar que não existe motivo algum para diminuir o sentimento dos outros, se não é você quem está sentindo, por que se importa?

Sobre piercings, para quem usa pode ser um acessório, ou maneira de se expressar, normalmente quem gosta não tem motivos tirar, então não “é só uma fase…”

Sobre tatuagens nem preciso falar muito, elas são permanentes, não da para ser uma “só uma fase…

Sobre cabelos coloridos, se a pessoa tem é porque ela gosta, o fator “crescer”/se tornar adulto não vai fazer com que ela deixe de gostar disso, logo não se trata de “ só uma fase…”

Não é legal desmerecer os sentimentos, o estilo a personalidade dos outros, e é exatamente isso que está fazendo quando usa essa frase.

Não gosta? Não use piercing, não se tatue, não pinte seu cabelo, não namore alguém do mesmo sexo. Guarde sua opinião para você e respeite os outros.

Foto: Marimoon/Photo Aquarelle

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Nathalia Lourenço’s story.