Nossa resistência a mudança dentro do escotismo

Nathalia Lourenço
Sep 1, 2018 · 3 min read

Esse texto é um grande desabafo mas espero que te faça refletir também

Ei, se você não é escoteiro clica aqui pra entender primeiro sobre o que vou escrever :)

Eu sou escoteira desde que me conheço por gente e isso tem sido metade da minha vida.

As coisas já mudaram algumas vezes desde então: eu entrei no ramo escoteiro e logo tive que ir pro próximo, me adaptar, aprender e reaprender pra um tempo depois fazer tudo de novo, e depois mais uma vez, mas ai não mais como membro jovem e sim como voluntária. As mudanças também aconteceram nesses intervalos, durante meu período em todos os ramos eu participei da atualização do programa, iniciava o ramo de um jeito e finalizava de outro.

Foram muitos processos, mudanças, adaptações, deixa eu te contar… sobrevivi a todos e mais do que isso, eles foram de forma geral positivos e importantes para mim e também para o movimento escoteiro.

E porquê agora a gente ficou tão resistente a mudança?

Talvez sempre tenha sido assim e eu não tenha percebido. Não tenha percebido também minha própria resistência em aceitar as mudanças.

Exemplo prático:

Em 2014 eu e vários jovens (18–25 anos) paulistas nos comprometemos a representar a Região Escoteira de São Paulo na Assembléia Nacional como delegados. Meu primeiro evento nacional. No ano anterior, o vestuário havia sido apresentado nesse mesmo evento e foi muito muito muito (muito!) rejeitado no meu estado (SP)— inclusive por mim mesma diga-se de passagem — mas ao chegar no evento não pude deixar de notar que haviam apenas 3 pessoas de caqui, todos paulistas, e adivinha só quem era uma delas?

Após me sentir esquisita por não estar de acordo com a maioria, eu parei pra pensar em todos as razões que eu ouvi e repliquei contra essa mudança. Coisas como: é caro (veja bem, é caro mesmo, vamo abaixar esses preços por favor que meu shorts rasgou e eu preciso muito de um novo, é sério) mas existe sim uma opção acessível para grupos escoteiros carentes REGRA 046 do POR; não é ultra resistente — temos que usar o uniforme em atividades sociais, cerimônias, ele não precisa ser usado em atividades radicais ou coisas do tipo; não é a prova de fogo-porquê precisamos de uma roupa a prova de fogo? (medo); porque Baden Powell… vamos combinar que isso nem é argumento válido, o velhinho se foi há um tempo e não é nada adequado querermos ser iguais a 50 ou 100 anos atrás.

Se não fosse suficiente, eu lembrei do mais importante… que o único motivo para eu não ter 6 meses a mais de promessa escoteira era justamente o fato do CAQUI SER HORRÍVEL. E estava lá eu, anos depois, defendendo com unhas e dentes aquilo que eu odiei tanto no início… não era nem um pouco coerente. (Tem um textão dessa história aqui — só não esquece de voltar pra cá depois ta bem?)

Congresso Nacional 2014 — BH

Movimento Escoteiro

De acordo com o Dicionário Michaelis MOVIMENTO é: Ato ou efeito de mover(-se).

De acordo com os Escoteiros do Brasil MOVIMENTO ESCOTEIRO é:
Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

Talvez isso seja um choque pra você, mas o Movimento Escoteiro é sobre mudança. É sobre mudarmos por meio da educação crianças que irão mudar o mundo transformando ele em um lugar melhor.

Eu compreendo que as vezes as mudanças assustam e que ter que se adaptar, aprender ou reaprender da um bom trabalho, vivi isso algumas vezes nas trocas de ramo e durante cada programa, mas faz mesmo sentido toda essa objeção a mudança?

Precisamos refletir de verdade sobre quais são as mudanças positivas, negativas e também as não fazem muita diferença para nós mas que, se não ocorrerem, vão continuar excluindo pessoas ou religiões. Afinal, um escoteiro prometer arriscar sua própria vida pela sua palavra é algo muito perigoso porque sua palavra pode mudar várias vezes quando se faz parte de uma organização que por si só se define pela mudança, é mais simples e lógico que um escoteiro seja confiável e que isso seja suficiente.

Desejo que o movimento escoteiro se atualize continuamente e que nós façamos parte dessas mudanças, crescendo e evoluindo em conjunto sempre.

Nathalia Lourenço

Written by

Desde sempre dando minha opinião nesse site internet

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade