A imagem do Bibliotecário

A imagem de uma profissão é formada através de vários fatores que compõem o seu esteriótipo:

- Como a profissão é mostrada na literatura, cinema, televisão;

- O exemplo de profissionais destacados ( e dos maus também);

- O marketing pessoal do profissional.

Somos cerca de 30.000 bibliotecários no Brasil, a grande maioria trabalhando como empregados.

Em todo o Brasil temos menos de 200 empresas registradas nos CRBs para atuarem na área das bibliotecas e documentação.

Nas minhas viagens pelo Brasil sempre consulto o catalogo telefônico da cidade, nunca encontrei um anuncio de profissional BIBLIOTECÁRIO. (Esta observação foi a uns 5 anos atrás)

Apesar do profissional ser descrito pela legislação como um Profissional Liberal, o que vemos são colegas procurando EMPREGO e estudando para CONCURSOS PÚBLICOS.

A maior presença do profissional pode ser detectada na INTERNET, existem milhares de blogs, sites, perfis em rede sociais ( linkedin, facebook, etc.) de bibliotecários, mas a maioria tem apenas a finalidade informativa e de troca de experiencias, poucos utilizam estas ferramentas para vender seus serviços.

Um tema muito comum nas listas de discussão é : “O quanto cobro por este trabalho?”

No nosso dia-a-dia interagimos com diversos profissionais : chaveiros, eletricistas, encanadores, etc., mesmo que ele seja um analfabeto, saberá dar um orçamento na hora, apenas com as informações recebidas, sempre deixando claro que é um VALOR INICIAL, que poderá aumentar de acordo com as condições encontradas no local.

O Bibliotecário desconhece seu MERCADO, não sabe VENDER a sua força de trabalho, não conhece o seu CUSTO HORA e investe pouco no seu MARKETING PESSOAL.

Quem possui um cartão pessoal divulgando seus serviços, com telefone e e-mail para contato?

Quem faz sua MARKETING PESSOAL nas diversas redes pessoais que participa?

Quem se preocupa em desenvolver uma MARCA pessoal?

Quem se considera uma EMPRESA DE UMA PESSOA SÓ (mesmo que não tenha ainda formalizado uma empresa) e age como uma EMPRESA identificando MERCADO ALVO e trabalhando em ações específicas para conquistar uma fatia do mercado?