Como definir o preço/valor de um serviço?

O quanto cobrar é definido por:

1- Preço praticado pelo mercado onde você reside (consulte outros colegas da sua região para saber os valores praticados).

2- O valor que a empresa está disposta a pagar (normalmente a empresa já tem um valor em mente, baseado em cotações com outros profissionais).

3- O quanto vc quer receber: vc pode querer receber um valor abaixo do mercado, igual ao mercado ou acima do mercado.

Trabalhando com um valor abaixo do mercado, vc poderá conseguir mais clientes inicialmente, mas é importante saber calcular seus custos fixos e variaveis, pois poderá trabalhar bastante e no final ficar no negativo.

Se o seu único diferencial for o preço baixo, logo irá aparecer alguém que irá se oferecer por um valor menor.

Trabalhando com um valor igual ao mercado, e não tendo diferenciais, vc pode logo ser trocado por outro profissional.

Trabalhando com um valor acima do mercado, é importante que vc tenha diferenciais, qualidades percebidas pelo cliente, que façam com que ele concorde em pagar um valor mais alto.

O trabalho com diferencias e qualidade alta é o que fará vc permanecer e crescer no mercado.

O custo do trabalho é determinado pelos custos fixos e variaveis de cada profissional.

Os custos fixos são aqueles que vc precisa pagar todos os meses, cada um tem uma realidade diferente: mora com os pais, é casado, já possui casa própria, etc.

A questão é: quais os custos fixos que vc precisa cobrir com a realização deste trabalho, determinando o tempo que o serviço irá durar vc já terá uma estimativa inicial do valor do serviço a ser negociado.

Os custos variáveis são determinados pelas caracterústicas do serviço que será desenvolvido:

- Custo das passagens ida e volta até o local do trabalho

- Custo da alimentação (em restaurante, posso almoçar em casa pois é próximo, etc)

- Impostos devidos conforme a exigência do contratante (RPA, Nota Fiscal, Recibo Simples ou Contrato Particular de Trabalho)

- Receberei um valor inicial, ou preciso me manter por 30 dias até receber o primeiro pagamento?

Os trabalhadores manuais (encanadores chaveiros, pedreiros, etc.) tem a sua tabela, faça uma pesquisa para acabar com um vazamento na sua casa e perceberá que todos praticam mais ou menos o mesmo valor. Vc irá descartar o encanador que cobrar R$ 10,00 (muito barato todo mundo desconfia) e o que cobrar muito acima da média. Dentre aqueles que tiverem um preço aproximado, vc irá contratar aquele que lhe transmitir maior confiança, aquele que vc já conhece o trabalho, ou foi recomentado por alguém que vc conhece.

Está é a mesma lógica que uma empresa utiliza para contratar um bibliotecário.