Marketing pessoal, ferramenta contra o desemprego

Neste momento de desemprego alto as pessoas se esquecem do MARKETING PESSOAL e usam a desculpa que não possuem dinheiro para investir.

Marketing pessoal é atitude, existem muitas coisas que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento.

O primeiro ponto é como nos divulgamos no nosso circulo familiar, amigos e nas redes sociais.

ERRADO “Alguém sabe de algum emprego para bibliotecário”. CERTO “tenho experiência em organizar acervos pessoais e empresariais, você conhece alguém ou alguma empresa que esteja precisando deste serviço?”.

Os perfis nas redes sociais são praticamente gratuitos e são ótimas ferramentas para oferecer o nosso trabalho, publique sobre suas habilidades, experiências e serviços realizados, evite colocar apenas fotos em festas e passeios.

Tenha pronto um discurso curto de apresentação para aquela pergunta que sempre aparece em encontros formais ou informais: “E você trabalha com que?”.

Um cartão profissional é algo que pode ser feito até em casa. É importante deixar algo com seus dados de contato e o que tipo de trabalho que você está oferecendo para as pessoas que podem precisar do seu serviço ou indicar você.

Defina seu foco/mercado: “Com a minha experiência e conhecimento qual o tipo de empresa eu serei visto como solução e poderei ser contratado?”

Participe de eventos, palestras. Converse com as pessoas, principalmente com quem você ainda não conhece, isto amplia a sua rede de contatos. Mesmo que o evento não seja da sua área nestes locais é possível encontrar futuros parceiros ou aprender com novas idéias e projetos.

Um marketing pessoal bem feito irá fazer com que as pessoas digam: “Este serviço eu não faço, mas conheço quem faz”.

A indicação é uma ferramenta poderosa, por isto é importante saber construir o networking.

Conheça a pessoa que está conversando com você procure saber o que ela precisa, o que ela faz , para poder indica-la ou indicar alguém para ela.

Ninguém gosta daquela pessoa que liga, aparece, apenas quando precisa de algo.

Seja útil, ajude os seus amigos e conhecidos indicando eles, o retorno de gratidão é algo sempre muito forte.