Qual o melhor software para a minha biblioteca?

Esta é uma pergunta muito comum para quem trabalha com consultoria, o correto é dizer que não existe uma resposta pronta.

Quem tem a mesma resposta para todos os tipos de instituições e portes de empresa, normalmente só conhece bem um software ou tem uma relação direta com ele (revendedor, desenvolvedor, representante ou vendedor).

A escolha de um software começa por entender a cultura, história da instituição. É preciso conhecer quais são os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis. Quais os objetivos e metas a serem alcançados e qual é a experiência existente na utilização de softwares.

Com a expansão da internet o catálogo online (Online Public Catalog — Opac), que permite a pesquisa e gerenciamento pela web passou a ser um requisito básico nos softwares de gerenciamento. O mercado de SIGB — Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas cresceu muito nos últimos anos existindo dezenas de opções nacionais e internacionais.

É preciso entender as vantagens e desvantagens dos softwares proprietários (pagos), softwares livres e softwares abertos.

Contrate um profissional que se preocupe primeiro em conhecer a sua realidade e que irá implantar a solução mais adequada à sua necessidade.