A importância das cores no CTA

O botão de call-to-action é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes em uma peça de e-mail marketing. É o botão CTA que faz a ligação entre o seu conteúdo e o seu produto, que tira o cliente do ambiente seguro da caixa de entrada e o leva para o seu e-commerce. O botão CTA é o último recurso de convencimento, uma peça importante nesse eterno jogo de xadrez que se chama marketing digital.

Portanto, a elaboração do botão de call-to-action é tão (ou mais) importante quanto qualquer outro elemento na sua peça de email marketing. Não basta criar um botão qualquer com a palavra “COMPRAR” e torcer pelo melhor. Tem que ter conhecimento do seu mercado, do seu produto e, principalmente, conhecimento do seu público para elaborar a melhor chamada e também usar a melhor cor possível. A cor certa pode fazer uma grande diferença na sua taxa de conversão, e por isso é fundamental escolher corretamente.

Existe um estudo chamado Psicologia das Cores, que analisa o efeito que cada uma causa no subconsciente das pessoas. Cores mais quentes, por exemplo, chamam mais a atenção dos usuários (além de causar efeitos como aumento da pressão sanguínea), enquanto as cores chamadas frias, como azul e verde, possuem um efeito calmante.

Geralmente as cores mais quentes, como vermelho e laranja, adicionam um sentimento de urgência ao call-to-action que faz com que os usuários cliquem com mais frequência e rapidez, mas é importante não deixar de lado a importância do contraste no seu email marketing. Ou seja, um botão vermelho sobre um fundo branco tem muito destaque, mas sobre um fundo laranja talvez não funcione tão bem.

Não existe receita de bolo na hora de escolher as cores (que também devem ser relacionadas ao seu negócio e seu produto), mas a dica é sempre caprichar no contraste — opte você por cores quentes ou frias no botão CTA.