Os termos básicos do e-mail marketing

Quando você começa a trabalhar com e-mail marketing, alguns termos e expressões nunca antes vistos passam a fazer parte da sua rotina. Para que você não faça feio na hora daquela reunião de planejamento, trazemos alguns dos mais comuns para que você saiba o que significam. Confira:

Atributo alt — O atributo <alt> é um texto, inserido no HTML do seu e-mail marketing, para ser exibido caso as imagens não sejam carregadas. Dessa maneira, o usuário fica sabendo do que se trata o seu e-mail mesmo que ele não seja exibido corretamente.

Assunto — É o título do e-mail, aquele pequeno texto que é exibido na caixa de entrada do seu cliente. Por ser o primeiro contato que o usuário tem com a sua campanha, deve ter um texto elaborado com todo o cuidado.

Call to action — É o botão ou texto que convida o seu cliente a realizar uma ação dentro do seu e-mail marketing, seja ela realizar uma compra, baixar um conteúdo ou visitar o seu site.

Conversão — A conversão é o ato desejado que o seu cliente realiza dentro do seu e-mail marketing. Por exemplo, se o objetivo da sua campanha é promover um determinado produto, cada venda é considerada uma conversão.

Descadastro — O descadastro é quando o seu cliente solicita a remoção de seus dados da sua lista de contatos para que não receba mais o seu e-mail marketing.

Segmentação — É o ato de organizar a sua lista de assinantes em sub-listas, de acordo com os seus interesses, localização, idade, ou qualquer outro parâmetro. Dessa maneira você envia determinados conteúdos apenas para quem tem efetivo interesse no assunto.

SPAM — São os e-mails não solicitados, que chegam até a caixa de entrada do usuário sem motivo aparente — a não ser a má fé da empresa que envia.