ROI no e-mail marketing: avalie a sua estratégia

Muitas vezes é difícil defender os esforços em e-mail marketing. Algumas pessoas argumentam que o e-mail está morto, que ninguém lê as mensagens, que é dinheiro jogado fora. Se você já trabalhou ou trabalha com e-mail marketing sabe que essas afirmações não são condizentes com a realidade, e que a ferramenta pode trazer grandes resultados quando utilizada corretamente.

Mas nada melhor para rebater esses argumentos do que números, não é mesmo? Calcular o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas de e-mail marketing é a melhor maneira de mostrar resultado — e talvez até garantir um orçamento maior no próximo planejamento de marketing da sua empresa.

Calcular o ROI depende muito dos seus objetivos com cada campanha. Se você deseja saber quantas pessoas visitaram o seu blog ou fizeram download de um material que disponibilizou, basta acessar o Google Analytics para ter acesso a esse número. Você calcula quanto investiu e avalia se valeu a pena.

Mas se você deseja turbinar as suas vendas com o e-mail marketing, o cálculo é um pouco mais complexo: receita — custo / custo * 100. Dessa maneira você saberá exatamente quanto pagou por cada conversão, e se o seu esforço trouxe o resultado esperado. Não se esqueça de que o custo inclui diversos itens, como o investimento com a ferramenta de envio de e-mail marketing, com design e com profissionais envolvidos na criação do e-mail, entre outras coisas. Só tenha o cuidado de calcular exatamente, já que muitos custos podem ser divididos entre outras estratégias (por exemplo, se o profissional de design cria outros materiais, você não deve considerar o salário inteiro, só a parte que corresponde ao e-mail marketing).

De posse das informações sobre o ROI na sua estratégia de e-mail marketing você pode traçar planos para os envios futuros. Ou seja, manter o que dá certo e mudar o que não funciona e não traz um retorno positivo. O importante é que você se mantenha de olho em todas as métricas para entender o seu público.