O YouTube Trending no Brasil — Parte 1: os canais mais populares

Novelo Data
Jul 24 · 7 min read

O quanto você conhece do YouTube no Brasil? Você sabe, com certeza, citar alguns youtubers famosos e, provavelmente, deve seguir algumas dezenas deles. A graça do YouTube, porém, é que ele não é feito só de famosos estabelecidos.

Debaixo desta elite de KondZillas e Felipes Netos, existe um cenário dinâmico (para não dizer caótico), com centenas de canais menores crescendo e outros que já tiveram um momento de fama caindo em direção à irrelevância.

Uma das formas de identificar essa dinâmica é por meio do Trending, o ranking que o YouTube monta com os canais e vídeos que estão “bombando” entre os espectadores naquele momento.

Com mais de 17 mil rankings raspados, totalizando mais de 3,5 milhões de vídeos, a Novelo resolveu mergulhar nos dados para responder algumas dúvidas sobre o ranking oficial e entender melhor como o brasileiro gasta seu tempo no YouTube. Dado que acabamos de entrar na segunda metade de 2019, nada mais justo que analisar como foram os seis meses finais de 2018.

Esta análise será dividida em algumas partes. Na primeira, vamos explorar os cinco canais que mais apareceram no YouTube Trending. Nas seguintes, analisaremos quais canais mais cresceram em popularidade e, no sentido contrário, os que caíram, além das categorias dominantes.

Antes de tudo: o que é o Trending?
Nas palavras do próprio YouTube, o Trending “ajuda os espectadores a ver o que está acontecendo no YouTube e no mundo”. O site criou um algoritmo que seleciona 50 vídeos baseados no número de views, a “temperatura” (quantas views eles geraram durante um determinado período), a idade do vídeo e de onde as views estão vindo.

Cada país tem seu Trending específico, atualizado a cada 15 minutos. Esta análise foi feita com base no ranking do Brasil. O site e o app do YouTube têm um botão, identificado por uma labareda, que mostra os vídeos mais “quentes” daquele momento na plataforma. Por estar na barra lateral ao lado dos vídeos publicados pelos canais nos quais você está inscrito ou dos vídeos salvos para serem vistos mais tarde, pode-se considerar o Trending uma função nobre do YouTube.

Fora as questões técnicas, o YouTube também esclarece algumas regras que balizam quem entra e quem é barrado (na teoria) no Trending. O ranking, então, traz vídeos que tenham apelo para um grande público e não tenham sejam enganosos, tenham clickbait ou sejam sensacionalistas.

O “na teoria” ali em cima foi exatamente por isso. Como veremos adiante, esta regra do YouTube é fictícia: o Trending brasileiro tem muitos vídeos sensacionalistas, com clickbait e explicitamente mentirosos, o que vai contra as sugestões da plataforma.

Ou seja: o YouTube sugere um comportamento que ele mesmo não segue ao elencar quais os vídeos que devem figurar no Trending.

Esse é o máximo de informação que temos sobre como o YouTube organiza o Trending. Como todo algoritmo proprietário de grandes empresas de internet, este é secreto. Esta abordagem opaca é o padrão do atual mercado.

O objetivo da análise é identificar os “juggernauts invisíveis” do YouTube brasileiro. Enquanto o mercado publicitário e a mídia se ocupa com youtubers como Kondzilla, Whindersson Nunes e Felipe Neto (os três canais mais seguidos do Brasil), há dezenas de canais com um público cativo de milhões de seguidores sem tanto hype ao redor.

Antes dos resultados, um pequeno exercício. Se você tem o mínimo de conhecimento e leu as premissas que guiam a criação do Trending, quer chutar quais foram os cinco canais que mais apareceram no YouTube Trending Brasil entre julho e dezembro de 2018? Lembre-se que, em outubro, o Brasil teve eleições. Pense e guarde na cabeça suas sugestões para os cinco mais populares. Pronto?

Os dados
A Novelo coletou e armazenou 3,5 milhões de vídeos, organizados em 17.344 rankings. Desde julho, o número de canais únicos que chegam ao Trending vem crescendo aproximadamente 5% ao mês.

Introduzida a competição, os cinco canais que mais apareceram no YouTube Trending Brasil no segundo semestre de 2018 foram, na ordem de aparições:

Troom Troom PT — 1º lugar, com 15.992 aparições
160 vídeos únicos receberam, no total, 53,6 milhões de visualizações

Canal mais popular do Trending no segundo semestre de 2018, o Troom Troom PT é a versão em português de um canal de DIY (“do it yourself”) criado em 2015 — tutoriais rápidos que mostram como fazer reparos em casa ou fotografar com o celular. Em muitos vídeos, porém, o Troom Troom PT adota uma linha de pegadinhas psicodélicas, como quando sugeriu os seguidores a levarem slime ou maquiagem escondidos para a aula. Há uma certa polêmica ao redor do canal, já que seus criadores não se revelam totalmente. Membros do Reddit (há um sub dedicado exclusivamente a analisar o canal) descobriram que o canal foi fundado e filma os vídeos na Ucrânia.

Você Sabia? — 2º lugar, com 15.780 aparições
169 vídeos únicos receberam, no total, 223,7 milhões de visualizações

Criado em 2013, o Você Sabia? se concentra em vídeos com teorias da conspiração, curiosidades do entretenimento, listas de memes e histórias com um tom explicitamente alarmista. Pode-se aferir a linha de escândalo e polêmica que o Você Sabia? segue ao se analisar os thumbs dos vídeos (a imagem da chamada do vídeo), muitas editadas e claramente mentirosas. Bons exemplos são o vídeo sobre os sobreviventes do Titanic e do “último dinossauro ainda vivo” (sic).

CRISTALVOX — 3º lugar, com 15.662 aparições
383 vídeos únicos receberam, no total, 15,5 milhões de visualizações

Único da lista focado em política, o CRISTALVOX é o canal em que o advogado Leudo Costa comenta notícias políticas com um claro viés conservador. O canal ganhou uma maior projeção a partir de setembro, mês anterior às eleições — em julho e agosto, o CRISTALVOX não figurava nem no TOP 20 de aparições no Trending. Impulsionado por vídeos que apoiam o agora presidente Jair Bolsonaro, o canal se tornou o quinto mais popular tanto em setembro como em outubro.

Fatos Desconhecidos — 4º lugar, com 15.476 aparições
287 vídeos únicos receberam, no total, 28,9 milhões de visualizações

Nascida como uma página que ganhou popularidade no Facebook, o Fatos Desconhecidos segue a mesma linha do Você Sabia? — dois amigos falam para a câmera sobre um tema sensacionalista e, muitas vezes, delirante. No vídeo sobre a investigação do voo MH370, por exemplo, o thumb mostra uma nave espacial sobre o avião.

O Fatos Desconhecidos e Você Sabia? são as razões pelas quais o YouTube não segue na prática as normas colocadas para determinar quem entra ou não no Trending. Vídeos de ambos os canais se encaixam facilmente como “sensacionalistas”, ainda que, na apresentação oficial, o site afirma que seu objetivo é apresentar “fatos, e não histórias”. Ainda assim, os canais aparecem entre os cinco mais populares no Trending durante o segundo semestre de 2018.

Padre Reginaldo Manzotti — 5º lugar, com 14.720 aparições
238 vídeos únicos receberam, no total, 5,9 milhões de visualizações

Padre Reginaldo Manzotti faz jus ao seu epíteto de “padre que reúne multidões” — pelo menos no YouTube. O canal do religioso mistura orações, relatos pessoais, análises sobre passagens da Bíblia, missas e músicas — Padre Reginaldo já lançou discos e suas canções têm participação de artistas como Simone & Simaria. O canal é líder entre um segmento cada vez mais popular no Trending: o de religiosos que recorreram ao YouTube para atingir as massas.

Hora de rememorar seus chutes. Acertou algum? As respostas não são óbvias.

Conclusão
O YouTube é bem mais do que os nomes conhecidos por todos. Nesta primeira parte da análise do YouTube Trending, a Novelo explicou mostrou os cinco canais que mais emplacaram vídeos nos mais de dezessete mil rankings criados pelo YouTube no segundo semestre do ano passado.

A análise mostrou que, se você quiser aparecer no topo, as chances aumentam se seu canal abordar temas polêmicos, como política e casos fantasiosos, ou focar em um público mais jovem.

Foi possível notar também que as regras do YouTube para determinar quais vídeos entram no Trending são tão críveis como muitos dos vídeos de Fatos Desconhecidos e Você Sabia?. A plataforma não segue suas próprias regras.

Na segunda parte, vamos mergulhar mais a fundo nos dados para extrair insights sobre as categorias mais populares nos rankings e explicar, usando estatística, a força do SBT no YouTube e como as eleições de 2018 chegaram ao Trending.

O que é a Novelo?

A Novelo é um estúdio de data analytics em São Paulo. Somos especializados em tirar sentido daquela montanha de dados que nos cercam.

Trabalhamos em projetos baseados em dados para solucionar problemas específicos de negócios, automatizar a coleta e análise de informações e criar relatórios, narrativas ou serviços online.

Os projetos podem, por exemplo, indicar qual é o perfil sociodemográfico dos seus clientes, quem são os influenciadores mais indicados para sua campanha e como o setor onde sua empresa atua vem se movimentando — e o que isso significa para seu produto ou serviço.

Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Novelo Data

Written by

São Paulo-based data analytics studio.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade