Sem razão e feliz
Quando não existem mais heróis
Sabe por que atualmente é tão difícil ser quem você é? Porque é muita gente vomitando suas opiniões preconceituosas demais com tudo e todos. Parece que entramos numa fase onde todos brigam por ter razão e se incomodam demais com aqueles que não buscam razão, mas sim felicidade. Porque… Como assim, você quer ser feliz? Isso tá errado! Você tem que ter razão, aí sim você vai ser feliz.
Eu confesso estar cansada demais dessas pessoas que “cagam” regras na vida alheia, que nada é bom, que não fazem ideia daquilo que dizem e dão um jeito de fazer você se sentir errada por ser quem você é.
Na minha família, ultimamente, tenho me sentido uma alienígena, uma pessoa completamente distante da realidade deles, nem certa e nem errada. Apenas muito diferente. Não tenho aparecido, quando apareço fico calada, e juro, quase choro ouvindo suas discussões.
Conversas recheadas de machismos, preconceitos, intolerâncias e racismo disfarçados em “Não foi o que eu quis dizer”. Como é difícil escolher as pessoas que te rodeiam nos dias de hoje. Eu não sou do tipo radical, claro que eu também falo muitas besteiras e meus amigos relevam e vice-versa, mas algumas pessoas simplesmente não dão motivos para relevar.
Às vezes penso que, essas pessoas da minha família deviam estar me ensinando as coisas e não simplesmente disparando besteiras como se fossem verdade e negando sua opinião como se, por você ser jovem, ainda tivesse “muito o que viver” para ter razão.
Eu não quero ter razão — de uma vez por todas — eu quero respeito. Eu quero poder não me sentir ofendida com as coisas que as pessoas falam como se fosse normal, eu quero poder dar minha opinião sem parecer “encrenqueira” ou “do contra”. Eu gostaria de não precisar me afastar.
Gostaria que meus exemplos, heróis e heroínas ainda fossem inspiradores como foram por tanto tempo. Mas parece que os “seguidores”, “fãs” e “admiradores” são sempre descartáveis.
É triste, mas hoje eu não quero ser nada parecida com aqueles que costumava me espelhar por tantos anos.
E agradeço por isso.