Orientação com Adolescentes

Na vida estamos constantemente a tomar decisões. Algumas delas são difíceis mas importantes. A escolha da profissão é com certeza uma das mais importantes com consequências na nossa vida. A adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto.
É nesta fase conturbada que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida. Torna-se um desafio estar preparado para este momento de escolha. 
No início da adolescência, o jovem sente-se descomprometido com o seu projeto de vida, vivendo muitas vezes, apenas a ilusão, a fantasia e o sonho. Mas ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sócio-económico-cultural.
O jovem se vê diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudos, cursos, chegando a ficar muitas vezes confuso diante de tal complexidade. Inicialmente, ele se guiará a partir do referencial construído por si próprio com base na sua posição sócio-económico-cultural. Na maioria dos casos, quando os jovens são chamados a refletir sobre as dificuldades e possibilidades do mercado de trabalho e de escolher uma profissão, usam meios não muito seguros, recorrendo a crenças baseadas em estereótipos que sem dúvida os tranquilizam e diminuem suas ansiedades, mas não são verdadeiras saídas. Levando em consideração que na adolescência os jovens passam por um período conturbado em relação a aspectos maturacionais e de ordem psicológica, em que dúvidas emergem provocando confusões e conflitos.
O processo de orientação com adolescentes é importante para que os jovens retomem os seus desejos e objetivos e ultrapassem os problemas mencionados.
Assim antes de optar por uma profissão é necessário que o estudante tenha claro quais são seus reais interesses e competências bem como fazer uma auto-avaliação da sua personalidade e que amplie sua visão sobre as possibilidades oferecidas, conheça os cursos e seus campos de atuação e perceba quais são os caminhos que terão que ser percorridos para chegar a ser um profissional de sucesso.

Carlos Gomes — Professor

www.orientacao-vocacional.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.