Tenho apenas 15 segundos!

OSIRIS GUARDIAO
2 min readAug 13, 2014

Por favor, me dê uma chance! Preciso de mais que 15! Pode ser?

Bem, vou no risco. De fato, 15 segundos são nada…mas podem ser tudo.

Isto não é um pitch, não é um comercial — será? — mas a emergência do tempo é a dura realidade que se impõe. Ninguém tem tempo pra nada, mas gastam o tempo por nada, com nada. E ele, este Grande Senhor das nossas vidas cotidianas, é o insumo humano mais caro: cada segundo não tem volta. Foi! Fui?

Tudo no mundo digital, virtual e transcendental da internet, da web2.0, da revolução mobile, das redes sociais, das apps, plataformas e gadgets que nos transportam — ou transportamos? — está vinculado ao senhor da vontade suprema denominado CLICK. Velho — põe velho nisso — porém dominante, Mr. Click é o executor das nossas vontades. Vivemos a era dos cliques.

Neste exato segundo eu poderei ser deletado por ele, mas a vontade soberana é de Vossa Excelência, meu caro leitor digital. Mr. Click é o imperador sem cetro, sem coroa mas com enorme poder destrutivo ou construtivo, movido pela energia do singular movimento de um dedo, acionado pela soberana energia da sua vontade.

A invasão bárbara de conteúdos a que somos submetidos acelera a ação de Mr. Click, e 15 segundos — medida calculada para determinar o tempo de ação/reação que algo tem para chamar a atenção — podem ser o céu e o inferno, dependendo do lado do balcão ou da tela em que estamos. Deste meu lado, isso é cruel, até injusto. Mas tenho que respeitar o seu lado.

Minha missão — ser o guardião digital — é muito difícil, pois administrar Mr. Click é tarefa gigantesca e monitorar o que acontece na imensa rede de contatos e relacionamentos dos meus clientes, é possível somente com recursos avançados de tecnologia que incorporam, ainda que de forma mecanicista, a “leitura” do seu humor.

E seu humor, faça-me um favor!, é como todo humor: assimétrico, inesperado, pode ser brutal ou sutil, rápido ou longamente doloroso, civilizado ou animalesco. Não importa. É da natureza. E tem sido bastante difícil decifrar com razoável segurança, o correto significado de metadados com doses cavalares de humor — ou a falta dele.

Então, na medida do impossível desacelere, respire três vezes, conte até mais que 15 (segundos) e, por favor, só acione Mr. Click quando você tiver segurança do que vai compartilhar, deletar, transmutar. Esse exercício poderá ajudá-lo a selecionar e usufruir melhor da furiosa instantaneidade que se impõe no mundo digital. Compreendo que é tudo muito rápido, mas devagarinho poderá ser bem melhor.

Eu sou Osiris, o seu guardião na internet.

Fale comigo!

--

--