O GUERREIRO TUNISIANO

Paulo Lima
4 min readJul 29, 2023

Montassar Talbi, de 25 anos. O tunisiano de 1,90m chegou ao Lorient por apenas €1,5 milhões do Rubin Kazan. Um dos melhores negócios do futebol francês nos últimos anos.

Montassar Talbi pelo FC Lorient.

Talbi é um jogador nascido em Paris, mas formado no tradicional Esperance da Tunisia. Além de seu país, passou pela Turquia, Itália e Rússia antes de voltar a França na última temporada.

O Lorient está disputando a Ligue 1 de forma consecutiva desde a temporada 20/21. Em suas duas primeiras temporadas de volta a elite, cumpriu o seu papel e lutou contra o descenso até as rodadas finais. Se salvando no sufoco em ambas as ocasiões.

Régis Le Bris, treinador do Lorient.

Tudo mudou na última temporada quando o clube confiou em Régis Le Bris, o treinador da equipe B. O treinador criou uma equipe que sim, joga de forma reativa, uma das mais reativas da liga. Porém formar uma equipe reativa não necessáriamente significa “jogar feio”.

Muito pelo contrário. Le Bris nos mostrou que é possível um futebol de longas transições pelo chão e troca de passes rápidas ser prazeroso de se ver jogar. Uma equipe que pensa em velocidade. Um repertório de transições que fizeram os adversários baterem a cabeça.

Comandados tecnicamente pelo meio-campista Enzo Le Fée, o chocante atacante Dango Ouattara e o seu artilheiro Terem Moffi, a equipe fez uma primeira parte de temporada nos céus. A equipe chegou a lutar por vaga européia em certo momento.

Jogadores com maior média de cortes por jogo na Ligue 1, pelo SofaScore.

Para ter um sucesso tão grande em contra-atacar seus adversários, é necessário ter uma defesa que suporte o bombardeio. Talbi, um destro pela esquerda e Laporte mostraram em números de cortes por jogo, o motivo de terem sido tão relevantes para esse sucesso da equipe.

Um defensor de área, onde suas ações foram fundamentais para manter a equipe viva em muitos jogos, suportando pressões adversárias e tantos atacantes talentosos da liga. Talbi está diretamente ligado ao sucesso do Lorient, que conseguiu o ótimo 10° lugar.

Mas pra chegar a esse nível e ser destacado nesse texto, o jogador precisa de mais do que ser um rebatedor. Talbi não é o tal “zagueiro construtor”, mas ainda sim ele significa o que hoje o futebol necessita. Ele sabe se virar com a bola no pé.

Por jogar pela esquerda, naturalmente será obrigado a utilizar o pé ruim em muitas situações. Claro que a pressão vai obrigá-lo a ir por fora, fechar seus espaços para um passe por dentro. E ele se vira muito bem.

Se Talbi em um jogo decidir não passar com sua perna boa e a pessoa não o conhecer, o achará canhoto. Ele se vira muito bem com a perna ruim e acha ótimos passes quando é necessitado.

Mesmo um “rebatedor” tem que saber o que fazer com a bola no pé. Talbi tem esse repetertório em seu jogo e entrega qualidade a equipe quando ela necessita.

Talbi comemorando o gol contra o Brasil.

O zagueiro estreou pela seleção tunisiana em março de 2021, quando ainda jogava pelo Rizespor, da Turquia.

Um pouco antes da Copa do Mundo de 2022, fez seu primeiro gol pela seleção. Contra o Brasil em Paris.

Montassar Talbi em foto oficial da FIFA para a Copa do Mundo.

Foi nessa temporada que ele disputou sua primeira Copa do Mundo, fazendo um enorme papel pela Tunisia com uma ótima competição do zagueiro. Em novembro de 2022 o zagueiro estava no céu com uma campanha épica do Lorient e disputando a Copa do Mundo com a Tunisia.

O Lorient acabou perdendo nomes importantes na janela de janeiro, como Ouattara e Moffi. Tiveram dificuldades, mas ainda se mantiveram firme e terminaram na parte de cima da tabela. Em seu último jogo pela seleção, marcou um gol contra a Argélia vestindo a faixa de capitão.

Estranhei quando não vi nenhum “highlights” no Youtube de sua ótima temporada. Bem, como disse na primeira frase, agora existe esse registro.

Montassar Talbi 22/23: youtu.be/3JmAWbsM4Bo

Curta e se inscreva!

--

--