Paulo Nascimento
2 min readDec 3, 2022

--

Ameaça ignorada: por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade

A Agenda 2030, em um de seus objetivos fundamentais, assegura medidas urgentes para o combate às mudanças climáticas e seus impactos na sociedade. Contudo, na contemporaneidade brasileira, nota-se o descumprimento dessa meta, haja vista a falta de severidade da população no que se refere a ameaça do aquecimento global. Isso se deve não só pela negligência estatal, mas também pela ausência de integridade por parte das pessoas em combater essa problemática.

Diante desse cenário, nota-se a ineficiência do Estado em tratar com relevância as consequências do aquecimento global. Nesse sentido, de acordo com o campo da Química, o dióxido de carbono (CO2) é o principal contribuinte para o aumento da temperatura do planeta, uma vez que esse elemento é responsável pelas alterações climáticas. Nessa perspectiva, percebe-se que o governo não prioriza a redução da queima de combustíveis fosses — principal fator para a produção de CO2 — , por conseguinte, ocorre a emissão desse gás acaba intensificando o clima da atmosfera terrestre.

Ademais, vale ressaltar que a ausência de seriedade por parte da população é outro obstáculo que auxilia na ameaça do aquecimento global. Nesse viés, segundo o campo da Geografia, o desmatamento é um processo que intensifica o superaquecimento do planeta, uma vez que a derrubada de árvores contribui para a irregularidade do controle da emissão de dióxido de carbono. Nesse contexto, a população por não tratar com relevância o desflorestamento acaba ameaçando todo o globo com a intensificação da temperatura, o que leva ao derretimento das geleiras. Como resultado desse panorama, ocorre a elevação do nível do mar, processo que gera a destruição das cidades costeiras.

Portanto, medidas são necessárias para a promoção de severidade da sociedade no combate a ameaça do aquecimento global. Para isso, cabe ao Ministério da Educação — responsável pelo zelo da qualidade e pelo cumprimento das normas educacionais — , promover a diminuição do dióxido de carbono, por meio de projetos educativos como: palestras alertando para a redução da queima de combustíveis fosseis e campanhas publicitárias visando a diminuição do desmatamento. Essas iniciativas têm como finalidade não só combater a ameaça do aquecimento global, mas também conscientizar as pessoas a cuidar com seriedade essa problemática e, assim, cumprir um dos objetivos da Agenda 2030.

Autor: Paulo Nascimento

Texto: dissertativo-argumentativo

01/10/2022

--

--

Paulo Nascimento

Refugie-se nos estudos e não se apoie em ninguém, pois as pessoas são inconstantes, mas a sabedoria nunca trai.