Desmistificando Testes de Performance com Jmeter

Paulo Roberto
4 min readFeb 9, 2023

--

Entenda nessa série de artigos, de uma vez por todas, a importancia dos testes de performance utilizando essa ferramenta opensource e incrivel!

Jmeter

Com o aumento da demanda por soluções tecnológicas eficientes e escaláveis, é fundamental que as empresas e equipes de desenvolvimento garantam que seus softwares estejam preparados para atender aos requisitos de seus usuários, especialmente no que diz respeito ao desempenho. E é aí que entra o papel dos testes de performance (e sim, existem diferentes tipos de testes de performance e vamos abordar isso nos próximos artigos, com exemplos e tudo mais).

Tipos de testes de performance

Os testes de performance são uma parte crítica do ciclo de qualidade de software e visam verificar como o software se comporta em situações reais, avaliando sua velocidade, escalabilidade, estabilidade e capacidade de resposta.

É fundamental que esses testes sejam realizados antes de o software ser lançado ao mercado, pois isso garantirá que ele possa atender às expectativas dos usuários e evitar problemas relacionados ao desempenho após o lançamento…Quem nunca sofreu com um site ou aplicativo lento, que até lhe fez desistir de tê-lo acessado ou baixado, que atire a primeira pedra.

A ferramenta Jmeter é uma das mais populares e utilizadas para realizar testes de performance. Ela permite simular cenários de carga em ambientes de teste, ajudando a identificar problemas relacionados ao desempenho antes que eles ocorram em produção. Além disso, a ferramenta fornece uma ampla variedade de relatórios e gráficos, facilitando a interpretação dos resultados obtidos \o/ \o/

Na imagem abaixo é possível ver uma comparação de projetos de testes de performance ativos em cada uma das ferramentas concorrentes do Jmeter.

https://k6.io/blog/comparing-best-open-source-load-testing-tools/
https://k6.io/blog/comparing-best-open-source-load-testing-tools/

Outra vantagem de se utilizar Jmeter é sua facilidade de uso e configuração. A ferramenta é totalmente open source e possui uma ampla comunidade de usuários, o que significa que há uma grande quantidade de recursos e informações disponíveis na internet para ajudar a configurá-la e a utilizá-la de maneira eficaz.

Em resumo, os testes de performance são uma parte fundamental do ciclo de qualidade de software e a ferramenta Jmeter é uma das mais eficazes e populares para realizá-los, mas não a única ferramenta, apenas a mais versátil.

Bora começar, para deixar tudo preparado para o próximo artigo que será “mão na massa” ou HandsOn para quem gosta de inglesar as coisas rsrs

Download da ferramenta:

Acesse o site do Jmeter e procure pela sessão Binaries e baixe o pacote no formato “zip”.

Download do Jmeter

Ao clicar nele, irá iniciar o Download de um pacote zipado, acesse o local que o salvou e descompacte o arquivo todo, para um local de sua preefrencia.

Ao concluir a descompactação, você verá algo similar a isso:

Estrutura de pastas do Jmeter

Abra a pasta BIN e clique 2x no arquivo “jmeter.bat”, isso irá iniciar a interface de linha de comando e a interface gráfica do Jmeter.

Interface de linha de comando
Interface gráfica

Como você pode ver, ele tem muitos menus e é possível alterar o idioma dele facilmente, mas recomendo fortemente que mantenha ele no idioma Inglês, acredite, será mais fácil a compreensão e encontrará materiais de ajuda na internet muito mais rápido.

Alterando o Idioma

Por hoje é isso, o intuito foi dar uma esplanada geral sobre testes de performance e sobre a ferramenta Jmeter, nos próximos artigos iremos mergulhar mais na ferramenta, fazendo testes em websites reais, passo a passo para você aprender como se faz e o que analisar \o/ \o/ \o/ \o/

--

--