Aos libertários: suas ideias são livres e suas ferramentas também deveriam ser

Entre o meio libertário, é muito comum vermos pessoas filosoficamente muito desenvolvidas mas que não têm o entendimento necessário para aplicar esse conhecimento sobre liberdade em outras áreas da própria vida. A exemplo disso está do que vamos falar hoje, existe toda uma filosofia de Software Livre que é desconhecida pelos ancap. Um Software Livre é, traduzindo para uma linguagem libertária, mais ou menos um código sem propriedade intelectual.
E vou focar hoje em Sistemas Operacionais livres, ou seja, as distribuições Linux. Como o código do Linux é aberto, qualquer um pode modificar, criar seu próprio sistema e até mesmo vendê-lo, como muitas empresas fazem para o setor corporativo. Então, uma distribuição é um desdobramento do código original e são feitas desde propósitos específicos (área médica, educação, programação, etc) até distros feitas para uso doméstico.
Mas por que deixar o Windows pra trás?
Tenho péssimas notícias pra te contar. Lembra do vírus WannaCry que tocou o terror um tempo atrás? Então, ele foi feito com base no código vazado de um programa secreto da NSA para espionar usuários de Windows, o EternalBlue. Essa treta nos mostrou que organizações como CIA e NSA têm o conhecimento de várias vulnerabilidades no software da Microsoft e as usam para espionar qualquer pessoa quando der na telha.
E não adianta ficar dizendo que é só usar o TOR Browser e o problema está resolvido. Enquanto você faz deus-sabe-o-que na onion, por baixo está um sistema operacional que minera suas informações e as envia para os servidores da Microsoft, que depois as vende para organizações como empresas e governos. A situação piora quando pensamos que maior parte dos Windows são pirateados e nem estão na versão mais recente, logo não recebem as atualizações contendo correções de falhas de segurança a cada nova vulnerabilidade descoberta.
Não, não precisa ser um nerd pra usar o Linux
Existe um tabu muito forte de que o Linux demanda muito conhecimento técnico, mas a verdade é que depende da distribuição que você escolher. Existem as mais amigáveis, como o Mint e Ubuntu, e as mais técnicas, como o Arch e Kali. Ao usar o Linux, você estará com um sistema muito mais eficiente que o Windows, mais leve e que se molda para todas as suas necessidades.
Softwares livres que vc deveria usar agora
- Libre Office, ele substitui o Microsoft Office e dá de 10 a 0 nele, além de gratuito, recebe atualizações ainda mais rápido e é mais leve.
- qBittorrrent, um cliente de torrent que, diferente do uTorrent, não possui anúncios e tem uma aparência muito similar ao seu concorrente.
- Gimp, ele substitui o caro Photoshop e é bem mais fácil de usar, não perdendo em nada quanto aos recursos.
- Inkscape, uma ferramenta para ilustradores colocarem a mão na massa sem ter que depender dos softwares da Adobe.
