10 Cursos de Jornalismo Online Gratuitos

No campo do jornalismo existem diversos cursos online gratuitos destinados tanto a profissionais com formação ou experiência na área como a curiosos em busca de novos conhecimentos.

Dada a abundância de conteúdos disponíveis na Internet, selecionámos 10 desses cursos, alguns dos quais ministrados por universidades conceituadas internacionalmente. Introdução ao jornalismo, jornalismo comunitário ou jornalismo empreendedor são alguns deles.

Todos os cursos são lecionados em inglês e nenhum dura mais de oito semanas.

Atenção: Alguns desses cursos podem ser iniciados a qualquer altura, enquanto outros é necessário esperar por uma nova data.

1. Introduction to Journalism, Future Learn

Ministrado pela Universidade de Strathclyde, Reino Unido, este curso é indicado para todos aqueles que têm curiosidade em aprender sobre jornalismo e não possuem qualquer conhecimento ou experiência prévia na área. Durante seis semanas, são abordados, entre outros assuntos, as técnicas de construção de uma notícia, as características para escrever um artigo de opinião, o jornalismo político ou o jornalismo de investigação. O curso é gerido por jornalistas e estudiosos conceituados. É composto por vídeos, textos, debates, quizzes e exercícios de escrita.

Duração: 24 Horas/ 6 Semanas

2. Journalism Skills for Engaged Citizens, Coursera

O curso é lecionado por Dennis Muller e Margaret Simons, professores da Universidade de Melbourne, Austrália. Ao longo de oito semanas, são abordadas questões como o conceito de jornalismo, técnicas de redação de uma notícia, a obtenção de informação ou o contacto com as fontes, entre outros. Os conteúdos são apresentados através de exemplos práticos, construídos a partir de uma “cidade virtual”.

Duração: 48 a 64 Horas/ 8 Semanas

3. Community Journalism: Digital and Social Media, Future Learn

O curso centra-se no jornalismo comunitário e na utilização dos novos media. É indicado para todos aqueles que pretendem adquirir competências no campo do jornalismo hiperlocal e na utilização de media digitais para a criação de um site de notícias. Ministrado pela Universidade de Cardiff, Reino Unido, tem a duração de cinco semanas. Ao longo do curso são abordados os seguintes tópicos: a construção de um site de comunidade, as diferentes formas de comunidade, a identificação da audiência, a criação de conteúdo, a utilização do WordPress, Twitter e Facebook, a gestão de comunidades online e ética nos media.

Duração: 20 Horas/ 5 Semanas

4. Introduction to Entrepreneurial Journalism, CUNY J-School

O curso centra-se no jornalismo empreendedor e destina-se a jornalistas, estudantes ou curiosos com interesse nos media. Durante oito aulas, são analisados, entre outros assuntos, a definição de jornalismo empreendedor, o aparecimento de novas startups de jornalismo ou a criação de um projeto inovador de jornalismo contemporâneo.

Duração: 8 Aulas

5. Working with Data: Spreadsheets for Journalists, CUNY J-School

Este curso está relacionado com o jornalismo de dados. Ao longo de seis aulas, são ensinadas técnicas de utilização de planilhas para descobrir histórias através de dados. Destinado a jornalistas ou aspirantes a jornalistas de dados.

Duração: 5 Horas e 30 Minutos/ 6 Aulas

6. Journalism for Social Change, edX

Ministrado pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, o curso centra-se na forma como o jornalismo e os media podem ser utilizados como instrumentos de mudança social.

Duração: 12 a 24 Horas/ 6 Semanas

7. Making Sense of News, edX

O curso destina-se a qualquer pessoa que pretenda desenvolver as suas habilidades de sentido crítico na era dos media sociais e perceber o que é notícia. Durante seis semanas, são examinados, entre outros tópicos, as diferenças entre notícia, entretenimento e promoção, a partilha de informação, a validação de informação ou a verificação de fontes. O curso é lecionado por Masato Kajimoto e Anne Kruger, da Universidade de Hong Kong.

Duração: 12 a 18 Horas/ 6 Semanas

8. Citizen Journalism: How to be an iJournalist?, Udemy

O curso é indicado para todos os aspirantes a jornalistas ou qualquer cidadão que pretenda adquirir competências na criação de histórias para diferentes meios digitais. Ao longo de cinco aulas, são ensinadas técnicas de captura e edição de vídeo, áudio e fotografia, a criação de podcasts ou a promoção de conteúdos multimédia nas redes sociais.

Duração: 1 Hora/ 5 Aulas

9. Video Journalism Shooting Techniques, Lynda.com

Neste curso, o ex-repórter Jeff Sengstack ensina técnicas para a criação de conteúdo em vídeo. Durante oito aulas, são dadas dicas para a planificação da história, gravação do conteúdo ou utilização de áudio.

Duração: 2 Horas/ 8 Aulas

10. Digital Storytelling: Filmmaking for the Web, Future Learn

Ministrado pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, e com o apoio da Academia BBC, este curso centra-se na criação de histórias digitais em formato vídeo. Ao longo de quatro semanas, são ensinadas técnicas para contar histórias através de filmes, quer sejam verdadeiras ou fictícias.

Duração: 12 Horas/ 4 Semanas