O Alienista: afinal, o que é a loucura?

Polly Moraes
Sep 4, 2018 · 2 min read

Título: O Alienista | Autor: Machado de Assis |Editora: Ciranda Cultural |Ano: 2007 |Nº de Páginas: 64 | Livro Físico| Nota: 📖📖📖📖

Será realmente a ciência capaz de responder a todas as perguntas que a mente humana ousa formular? Há quem duvide de tal capacidade, mas é dessa premissa que Machado de Assis parte para criar Simão Bacamarte, o alienista, protagonista da história de hoje.

Bacamarte é um respeitável médico e cientista da cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Formado na Europa, é de uma racionalidade quase robótica, a ponto de casar-se com D. Evarista apenas por acreditar que ela seria uma boa genitora de seus futuros filhos. Mas a ciência do Dr. Bacamarte já cai por terra daí, pois sua esposa não lhe dar nenhum herdeiro. Depois disso, só resta ao renomado cientista se dedicar a esta, que é sua verdadeira paixão: a ciência.

Simão se empenha em estudar a loucura, suas causas e tudo mais, com o intuito de encontrar a sua cura. Para isso, inaugura na cidade, com autorização da câmara municipal, a Casa Verde, uma espécie de manicômio. Logo, o local se enche de gente, mesmo das mais improváveis das pessoas. Sujeitos que eram aparentemente sãos, que pessoa alguma desconfiava que tinham um parafuso a menos. Mas quem iria contestar a respeitável e inteligente figura do Dr. Bacamarte? Afinal, ele era o cientista, estudado na Europa. Ele sabia das coisas.

Mas, a aceitação cega das imposições do médico não duram muito, pois a situação chega a um ponto de ter mais gente dentro do que fora da Casa Verde. O alienista fica tão lunático, que nem D. Evarista lhe escapa, virando ela também uma das pacientes do local. Agora Itaguaí precisa controlar esse “monstro científico”, nem que para isso seja necessário que a cidade entre em rebelião.

Assim, com aquele famoso toque de ironia machadiana, O Alienista questiona a fé cega na ciência, que pode ser tão perigosa quanto a fé cega na religião; a relação entre poder e conhecimento; além, é claro, de discutir o limite entre razão e loucura. O Alienista é um livro imprescindível para todo leitor amante de boa literatura!

Links interessantes sobre o livro:

Curta — O Alienista

Isabella Lubrano — O Alienista #91

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade