A saúde da criança em Evidência na Universidade

UNIJUÍ
3 min readJun 10, 2016

--

Um olhar diferente de dentro da escola do que o habitual. O projeto de Atenção à Saúde da Criança acompanha o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Há quem diga que a melhor fase da vida é a infância. Brincadeiras, diversão e muitas experiências. E é nas experiências que muitas descobertas acontecem. Do que gostam e do que não gostam. No que tem facilidade e no que tem dificuldade. Um momento tão importante quanto esse precisa de um acompanhamento cuidadoso para que a próxima fase da vida também seja a melhor.

Dentro da Universidade um projeto de extensão desenvolvido no DCVida (Departamento de Ciências da Vida), procura dar atenção especial a saúde de crianças da educação infantil do município de Ijuí. São quatro cursos trabalhando juntos: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A professora do Curso de Fisioterapia da Unijuí, Elenita Costa Beber Bonamigo é quem coordena o projeto, que foi criado em 2005.

O objetivo do projeto é dar atenção à saúde das crianças nos primeiros anos de vida, de 0 a 7 anos de idade. Esse acompanhamento possibilita aos acadêmicos realizarem avaliações relacionadas ao desenvolvimento neuropsicomotor (desenvolvimento do sistema nervoso, psicológico e da coordenação motora), vigiar a alimentação e higiene, e ter o controle de informações como a pressão arterial de cada um.

Na Escola Professora Cândida Iora Turra e Maria Barriquello, ambas de educação infantil de Ijuí, onde o projeto é desenvolvido, cada aluno tem sua ficha técnica. Nessa ficha, os bolsistas contém informações sobre o desenvolvimento de cada um. Por exemplo: a capacidade do aluno andar em linha reta, construir uma torre de cubos, desenhar um circulo e até mesmo reconhecer cores. Outra avaliação importante é de peso e estatura, verificar o estado nutricional e os sinais vitais, para assim ter uma identificarão precoce de possível hipertensão arterial.

Segundo a professora Elenita, são coisas simples, mas que permitem ao aluno ter um olhar diferenciado da saúde da criança e de como é um criança saudável. “Isso permite identificar alguma dificuldade no seu desenvolvimento e poder encaminhar a situação aos pais e daí para a Secretaria de Saúde do Município, parceira no projeto”, salienta.

Esse processo de avaliação das crianças acontece durante todo o primeiro semestre. O próximo passo é voltar às escolas para orientar as crianças a partir das informações coletadas. A professora Elenita, fala da intervenção dos acadêmicos quando as crianças necessitam. “As atividades são mais focadas nas atividades de estimulação e de orientação a questões relativas à alimentação, higiene e saúde em geral’’.

A Escola aprova os resultados do projeto. Segundo a diretora da Escola Maria Barriquello, Simone Almeida, o projeto leva um olhar diferenciado dentro da escola, o que construí para o desenvolvimento individual ‘’ Esse projeto só tem contribuído com o trabalho que é feito aqui na escola no dia-a-dia. Alunos que estavam com atraso, puderam ser observados com mais atenção’’ e completa ‘’O projeto é muito bom para a criança, para a escola e para a comunidade’.

Para que o projeto se realize, os acadêmicos dividem-se entre bolsistas e mais de 20 voluntários. A bolsistas Bianca Lima Stein, no projeto há três anos, acredita que no futuro irá colher frutos dessas atividades ‘’A cada dia a gente vem aprendendo com os nossos professores, com os colegas e com as crianças. Acredito que o projeto nos qualifica na carreira profissional e vida pessoal’.

O projeto de Atenção à Saúde da Criança tem a colaboração da professora Jarina Ribeiro Rios, da Nutrição, Marinez Pettenon, da Enfermagem, Simoni Antunes Fernandes, da Psicologia, e do curso de Fisioterapia, as professoras Eliane Winkelmann, Elenita Costa Beber Bonamigo e Simone Strassburger. O projeto tem o apoio do DHE.

Em vídeo, confira um pouco mais do Projeto

--

--