O processo de avaliação na Unijuí 2015

UNIJUÍ
9 min readOct 6, 2016

--

Saiba como funciona e fique por dentro dos resultados dos processos de autoavaliação da Universidade

Na UNIJUÍ, o processo de avaliação é uma das principais bases para o desenvolvimento da Instituição. É a partir desse processo contínuo que são tomadas decisões para o planejamento institucional.

A Universidade adota processos avaliativos desde 1994, com a criação da Comissão Interna de Avaliação Institucional. Em 2004 deu seguimento com a constituição da Comissão Própria de Avaliação — CPA, conforme a Lei do SINAES.

Como funciona o processe de avaliação na UNIJUÍ

A importância de avaliar

Segundo o professor Martinho Luís Kelm, reitor da UNIJUÍ, a autoavaliação, com processos semestrais e anuais, tem sido fundamental para a qualificação institucional no âmbito acadêmico e de infraestrutura.

“Em relação às questões pedagógicas, por exemplo, a partir do instrumento aplicado aos estudantes desde 2012, em que se perguntava se o professor apresenta e discute o plano de ensino a cada início de semestre, houve uma evolução, sendo que neste semestre, esta pergunta não integrará mais o instrumento, porque houve resultados. Assim, em cada curso, são feitas ações e adequações de ordem pedagógica de acordo com os resultados coletados a partir do olhar dos estudantes”, complementa.

“Dentre as melhorias, destacam-se os investimentos na qualificação dos espaços de ensino, que contam com a quase totalidade dos ambientes climatizados, com sistema de multimídia fixo e também os investimentos no acesso ao campus, acessibilidade e banheiros”, observa.

Recado do Reitor

A avaliação em 2014

Em cada um dos processos de avaliação adotados na Universidade, resultados positivos foram alcançados. Confira a seguir!

Programa de Avaliação Docente

O Programa de Avaliação Docente é composto por três subprogramas: avaliação pelos discentes; autoavaliação docente; avaliação pelos pares.O objetivo do programa é gerar indicadores sobre competências para a formulação de políticas de gestão de pessoas.

“A partir de 2014, a VRG e a CPA passaram realizar a coordenação conjunta do programa”.

Avaliação da Ação Docente pelos Estudantes

Como o estudante pode participar?

O estudante é parte fundamental deste processo, pois a cada semestre avalia as disciplinas e o professor por meio de um questionário disponibilizado no portal do estudante. Os dados são utilizados para melhorias no curso.

Outro canal de comunicação disponibilizado ao estudante é a ouvidoria para sugestões, reclamações e/ou elogios para qualquer serviço prestado pela Universidade, que é articulado à CPA. Acesso no site www.unijui.edu.br/cpa.

Conforme determina o Programa de Avaliação Docente, a cada semestre é realizada a avaliação com os estudantes. O objetivo é avaliar a implicação do estudante, a disciplina, o professor e aspectos gerais da instituição.

Resultados a partir do questionário da avaliação docente pelos estudantes:

Questão 1. O professor deixou claro o papel da disciplina tanto na sua formação quanto na relação com as demais disciplinas do curso?

Resultados da Avaliação da Ação Docente pelos Estudantes 1º e 2º semestres de 2014 (Questão 1)

Questão 2. Os procedimentos e as metodologias que orientam a ação do professor em sala de aula viabilizam a sua aprendizagem nesta disciplina?

Resultados da Avaliação da Ação Docente pelos Estudantes 1º e 2º semestres de 2014 (Questão 2)

Questão 3. Com relação ao trabalho do professor na disciplina: a) O professor elabora e desenvolve as avaliações coerentes com o conteúdo proposto?

Resultados da Avaliação da Ação Docente pelos Estudantes 1º e 2º semestres de 2014 (Questão 3)

Questão 4. Em relação aos processos avaliativos da Universidade: a) Você conhece a Comissão Própria de Avaliação — CPA?

Resultados da Avaliação da Ação Docente pelos Estudantes 1º e 2º semestres de 2014 (Questão 4)

Autoavaliação Docente

Ocorre a cada dois anos por meio de questionário online preenchido pelo professor, pelos dados da ficha de Atividades Docentes — AD e pelo currículo Lattes do professor. Na última avaliação, realizada em 2014, 70% dos professores responderam ao questionário.

O ano de 2014 marcou o segundo ano de implantação do Programa de Avaliação Docente. Neste ano, a VRG e a CPA centraram os esforços na dimensão que envolve a avaliação pelos estudantes. A coordenação conjunta (VRG e CPA) do Programa de Avaliação Docente contribuiu para mais articulação dos processos de avaliação internos e externos, bem como mais aproximação com os coordenadores de curso e de NDEs.

Observa-se que grande parte dos professores participa de formações continuadas tanto da universidade quanto fora dela; consideram o PPC no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como elaboram seus planos de ensino de acordo com PPC.

Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu

No âmbito da política de verticalização do processo de formação acadêmica, no ano de 2014 foram propostos à CAPES dois novos Cursos de Doutorado. A proposta de doutorado em Modelagem Matemática obteve no final do ano a recomendação para início das atividades. Já a proposta de doutorado em Desenvolvimento entrou em diligência e o Programa recebeu a visita de consultores da CAPES que avaliaram in loco as condições para sua efetivação.

O resultado dessa avaliação deve ser divulgado nos próximos meses. Ainda em 2014, ocorreu processo de credenciamento docente para preencher uma vaga no PPG em Atenção Integral à Saúde e, neste ano, para preencher duas vagas para professor permanente e uma vaga para professor colaborador, no PPG em Educação nas Ciências. O processo de credenciamento e recredenciamento docente ocorre quando da avaliação da CAPES (a partir deste ano passa a ser quadrienal), mas no caso de vacância, em qualquer tempo.

Avaliação da Pós-Graduação Lato Sensu

O ano de 2014 foi precursor da implantação da Avaliação Docente da Pós-Graduação por parte dos estudantes, que demonstrou índices de participação de até 56% em alguns cursos. A partir destes retornos foram gerados relatórios por disciplina, curso e departamento, e dado vistas às Chefias e Coordenadores. Como primeira ação desenvolvida, a partir desta Avaliação, foi solicitada a cada Coordenador a análise dos dados, que foram posteriormente discutidos em Seminários realizados nos Departamentos.

Em 2015, a partir de uma campanha de divulgação realizada por meio de cartazes e webmail, pretende-se ampliar a participação discente e que Coordenadores realizem discussões semestrais com os estudantes no sentido de levar os resultados desta avaliação e dar encaminhamentos necessários, para além de aperfeiçoar o curso em novas edições.

Resultados Avaliação Externa — IGC, ENADE e CPC

A UNIJUÍ obteve excelentes resultados em processos de avaliação externa no final do ano de 2014 pelo Ministério da Educação. No que se refere ao Índice Geral de Cursos (IGC) manteve o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, contudo, melhorou no Índice Contínuo, passando de 3,0639 para 3,1848 (em uma escala de 1 a 5).

IGC e CPC

Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE):

O CPC busca avaliar a qualidade dos cursos de graduação brasileiros. A nota varia de 1 a 5 e é composta a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no ENADE, do percentual de professores mestres e doutores, dos recursos didático-pedagógicos utilizados e das instalações físicas da instituição. O ENADE, por sua vez, é uma prova aplicada anualmente pelo MEC, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do sistema federal de ensino.

Outra avaliação externa em que a UNIJUÍ obteve boas colocações dos cursos de Graduação, foi no Ranking Universitário do Grupo Folha, que publica o Jornal Folha de São Paulo. Confira no link uma matéria completa sobre esses resultados: bit.ly/1qgM8L0.

ENADE E CPC

Avaliação da Infraestrutura

No ano de 2014 foi realizada a avaliação da Infraestrutura da Universidade pela comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos e de apoio) da UNIJUÍ. O instrumento foi disponibilizado no portal de cada segmento, no período de 19 a 26 de novembro. A pesquisa de avaliação da Infraestrutura da UNIJUÍ teve a participação de 1.141 pessoas, por segmento, nos quatro câmpus, conforme tabela a seguir.

Os resultados desta pesquisa foram disponibilizados aos gestores para subsidiar o planejamento e orçamento da Instituição, possibilitando a definição de prioridades. E, também, a análise dos dados e alguns encaminhamentos a partir das demandas constam no Relatório de Autoavaliação Institucional fevereiro de 2014 a março de 2014, acesso pelo endereço www.unijui.edu.br/cpa, link documentos, relatórios.

Avanços

A seguir, confira alguns resultados que demonstram o movimento da Universidade em busca da qualificação dos processos acadêmicos e administrativos com vistas a excelência acadêmica, bem como a promoção do desenvolvimento regional.

Relatório de Autoavaliação Institucional 2014/2015

As avaliações realizadas pelo Ministério da Educação buscam identificar articulação entre avaliação e planejamento pelas Instituições de Ensino Superior e um dos documentos utilizado são os Relatórios de Autoavaliação produzidos pelas CPAs anualmente.

Em 31 de março de 2015, a UNIJUÍ protocolou junto ao MEC o Relatório de Autoavaliação Institucional da UNIJUÍ, fevereiro de 2014 a março de 2015. No mês de abril procedeu a entrega oficial aos gestores da Universidade, indicando as análises, resultados e indicativos de ações para o ano de 2015.

“É importante que este Relatório, cada vez mais, se torne uma ferramenta de gestão para o planejamento do curso, do departamento e da Instituição, uma vez que nele constam as potencialidades, as fragilidades e indicativos apontados pelo próprio curso. Este documento apresenta diagnósticos, portanto será utilizado como um instrumento para melhoria dos processos, a partir do que é apontado pelas diferentes unidades”, salienta Magna Dalla Rosa, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ.

Link para o relatório institucional: www.unijui.edu.br/institucional/avaliacao-institucional/documentos.

Inclusão social e educacional

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional da UNIJUÍ, criado em 2014, amplia o Núcleo de Educação Inclusiva com o objetivo de desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, bem como coletar dados específicos criando estratégias de resolução de problemas também referentes à evasão e à orientação vocacional.

O Núcleo conta com o apoio de diversos profissionais capacitados, como educadores especiais, intérpretes de Libras, instrutor surdo, psicólogos e demais colaboradores das áreas de recursos humanos e tecnologias, e se organiza a partir de três importantes programas. São eles: Programa Permanência; Programa de Nivelamento Acadêmico; e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.As ações pedagógicas buscam identificar, atender e orientar os estudantes, visando a sua permanência e progressão no processo de ensino e aprendizagem, bem como orientar os docentes envolvidos no processo, de forma que possam trabalhar assertivamente com as especificidades apresentadas pelos estudantes.

Já no que se refere aos colaboradores, o acompanhamento do Núcleo se dá no sentido de orientar ações para tornar o espaço institucional acessível, especialmente nas esferas arquitetônicas, atitudinais e de comunicação.

Sobre a CPA…

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável por coordenar o processo interno de autoavaliação, visando melhorias constantes na Universidade. Integrada por professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade, a comissão faz o diagnóstico das demandas/problemas, mas também atua para indicar ações necessárias para alcançar a excelência acadêmica da universidade. Atua com base na legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, que avalia todas as instituições de ensino superior do Brasil.

Na UNIJUÍ a avaliação e o planejamento estão articulados, fato que se evidencia por um conjunto de questões registradas pela CPA nos relatórios de Autoavaliação Institucional e que foram contempladas no planejamento institucional, sempre na medida do possível, por meio de política ou com a resolução de demandas pontuais. Destaca-se:

- Implementação dos Programas de Formação Continuada dos Professores.

- Avaliação Docente, de Egressos.

- Fortalecimento da Educação Continuada.

- Processo de revisão trianual dos PPCs.

- Melhorias nos processos acadêmicos, entre outras questões.

Mais informações na página da CPA no portal da Universidade www.unijui.edu.br/cpa ou pelo e-mail cpa@unijui.edu.br.

--

--