Qualificação da Universidade passa pelas avaliações institucionais

UNIJUÍ
9 min readAug 8, 2017

--

Estudantes, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa são convidados a fazer avaliações sobre vários aspectos da Universidade. Confira o resultado das avaliações realizadas na Universidade em 2016 no Informativo da Comissão Própria de Avaliação — CPA.

A Avaliação Institucional é fundamental em uma Universidade, pois integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, criado pela Lei 10.861 de 14/04/2004. A partir desse sistema são estabelecidos, por exemplo, indicadores necessários para o reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos de graduação e, também, o recredenciamento da Universidade no Ministério da Educação. Este sistema engloba todas as Instituições de Educação Superior do país.

Na Unijuí existe uma comissão responsável por coordenar, divulgar e sistematizar essas avaliações. É a Comissão Própria de Avaliação — CPA, instituída em 2004.

Os resultados dos processos avaliativos da Universidade geram indicadores para a tomada de decisão pelos gestores e conselhos da Universidade, bem como para qualificação dos cursos, dos departamentos e da Instituição. Esta qualificação também é referente à infraestrutura da Instituição.

No ano de 2016 investimentos foram efetivados para a qualificação da Infraestrutura Institucional nos quatro Campi, dentre eles, destacam-se:

- Conclusão da obra de ampliação do Laboratório Biotério; reforma do Laboratório de Botânica e adequações dos Laboratórios de Estética e Fisioterapia; pintura interna dos Prédios A, B e M; reformas gerais, incluindo divisórias, instalações elétricas e pinturas, do Prédio Beta para receber a AGIT, do espaço da AGIT para receber o NAAI; e reforma da Coordenadoria de Recursos Humanos.

- Construção da nova cobertura na parte central do Prédio da Biblioteca; reforma do Almoxarifado Central com ampliação do espaço, pintura interna e externa; adequações no Salão de Atos referente à acessibilidade (construção de ampliação em um dos degraus, instalação de cadeiras e destinação de espaço para cadeirante); adequações em salas de aula e instalação de guarda-corpo para acessibilidade; aquisição de luminárias em LED; investimentos em ampliação da iluminação em todos os estacionamentos.

- Reforma das cadeiras do Laboratório de Áudio e Vídeo — DACEC; no Salão de Atos houve a instalação de telas fixas para eventos de formaturas, suporte de multimídia e ampliação no número de cadeiras; instalação de quentinha no hall da Biblioteca.

- Construção de sanitários ao lado da Sala dos Conselhos e do complexo Biociências; espaço para nova cantina e livraria, no prédio da Biblioteca Central; reforma e adequação do prédio de Artes para dois auditórios e banheiros; revitalização da identificação interna dos setores (placas e adesivos nas portas) e demarcação das Áreas de Preservação Permanente — APPs.

- Construção de Composteira e Esterqueira no IRDeR.

- Construção de estação de Transbordo e investimentos em eletrodomésticos e mobília na UNICASA.

Espaço para nova cantina e livraria no prédio da Biblioteca Central, em Ijuí. E melhorias no Campus Panambi.
Reforma no espaço da cantina, e adequações da Central de Atendimento ao Aluno — CAA, no Campus Três Passos. Além adequações no NAAI em Ijuí.
Substituição de pisos em rampas de acesso e outras adequações no Campus Santa Rosa. Melhorias nos banheiros da Instituição

- Na Sede Acadêmica as reformas foram: no auditório com a substituição de todo o piso do palco e em áreas desgastadas no restante do piso e repintura; reforma dos sanitários do 3º pavimento; pintura de 12 salas de aula; adequação da sala 402 para o Laboratório de Desenho e adequação da sala 414 para o Laboratório de Maquetaria; reforma da sala 205 para o Coral e reforma da sala 501 (antigas salas de professores no 5º pavimento transformada em sala de aula); instalação de alarme contra incêndio; instalação de corrimões e guarda-corpo nas escadarias de acesso à Educação Física; reforma das cadeiras da Sala dos Espelhos do curso de Educação Física; construção de duas estações de transbordo e instalação de réguas de energia em todas as salas do 3º pavimento. Ainda, no prédio do DCEEng, houve a adequação elétrica em bancadas de dois Laboratórios de Informática.

- No Campus Três Passos foi realizada a reforma do espaço da Cantina, com pinturas, substituição de luminárias e construção de móveis; e adequações da Central de Atendimento ao Aluno — CAA, utilizando o espaço do antigo Laboratório da EFA, sendo realizadas pinturas, climatização e adequação do mobiliário.

- Em Santa Rosa, a Unijuí obteve em julho de 2016 a Licença Ambiental de Operação. A licença ambiental foi emitida pelo Município de Santa Rosa, através da Assessoria de Meio Ambiente, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e tem validade de cinco anos. Também foi realizada a implantação do Plano de Gestão de Resíduos. E, ainda, foi realizada a substituição de pisos em rampas de acesso; investimento em adequações de energia elétrica em função da instalação do gerador.

- Foram realizados reparos na UNIPEIXE — Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba, tais como pinturas e adequação de janelas e outros espaços, visando atender às exigências legais para o funcionamento da unidade, deixando o espaço totalmente revitalizado. Nestes espaços foram realizadas a substituição de revestimentos, pinturas com tinta impermeabilizante, adequações em portas internas e substituição de pisos, todos estes serviços foram indicados pelos órgãos estaduais e municipais que fiscalizam a produção e comercialização futura dos produtos.

Saiba que: do conjunto de 177 salas de aula nos quatro Campi da Unijuí, 168 estão climatizadas e 104 dispõem de equipamentos de multimídia fixo, sendo que 100% das salas de aula utilizadas em 2016 têm cadeiras estofadas.

Gestão Ambiental

Quanto à gestão ambiental, as atividades de 2016 estiveram focadas em atender as condicionantes da Licença de Operação do Campus Ijuí — LO Nº 7235/2015-DL. A demarcação e preservação das áreas no entorno de córregos e do lago foram algumas exigências apresentadas no conteúdo da licença concedida pela FEPAM. Outro aspecto que teve relevância no decorrer do ano foi o monitoramento de lançamento do efluente sanitário oriundo do prédio da Biblioteca, o qual é tratado com filtro anaeróbio e posterior lançamento junto ao arroio que corta o campus. Essa ação tem o objetivo de garantir a qualidade da água do arroio a jusante do campus.

Além dessas medidas pontuais, ocorreram ações de controle e gestão dos resíduos gerados pelas atividades institucionais, buscando a adequada e correta destinação dos mesmos. Ainda, houve a formação ambiental de colaboradores que, através de capacitações, formaram o escopo de trabalho do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança no decorrer do ano de 2016.

Tecnologia

Na área de Tecnologia da Informação, no ano de 2016 foram realizados investimentos em computadores para laboratórios de ensino e setores administrativos, switches de rede para reposição e melhoria de velocidade de acesso em alguns prédios. Foram alteradas as velocidades de conexão com a Internet/RNP (Rede Nacional de Pesquisa), troca do contrato de conexão de rede entre os campi da Universidade, quando foi efetuada a troca de tecnologia e também ampliada a velocidade de conexão das Unidades de Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

Biblioteca

A política de aquisição de materiais bibliográficos é considerada na previsão orçamentária, nos projetos pedagógicos dos Cursos e na avaliação do acervo. A Biblioteca conta com uma estrutura de cinco ambientes, localizados no Campus Ijuí I, Campus Ijuí II e nos Campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa. O total investido em material bibliográfico no ano de 2016 foi de aproximadamente R$ 200.000,00.

Por isso, é fundamental a participação de estudantes, de professores, de técnicos-administrativos e de apoio e sociedade civil nos processos avaliativos que são convidados a dar a sua opinião!

Avaliação de disciplinas em 2016

Avaliações Externas

A Unijuí, mais uma vez, obteve excelentes resultados nos processos de avaliação externa em 2016 (referente a 2015), aferidos pelo Ministério da Educação. No que se refere ao Índice Geral de Cursos (IGC) manteve o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, contudo, teve um pequeno declínio no Índice Contínuo passando de 3,1176 para 3,0102. O Índice Contínuo remete a uma escala de pontuação dentro da métrica de 1 a 5 do IGC. O IGC é o índice mais geral de uma Instituição de Ensino Superior. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de Graduação, mestrados e doutorados das Instituições de Ensino Superior.

Na mesma oportunidade, o MEC também divulgou os resultados do Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes — ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, sendo um importante instrumento de avaliação da qualidade dos cursos e da educação superior brasileira.

Em relação ao ENADE 2016 participaram os estudantes dos cursos de Graduação da Unijuí, conforme segue.

Campus Ijuí

a) Presencial Bacharelado: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição.

b) Presencial Tecnológico: Estética e Cosmética.

Campus Santa Rosa

a) Presencial Bacharelado: Educação Física.

A prova foi realizada no dia 20 de novembro de 2016, por 261 estudantes. Destes 261, participaram 255 estudantes e estiveram ausentes 06 estudantes, ou seja, 97% dos inscritos compareceram à prova.

A importância das avaliações e como participar

Como o estudante pode participar dos processos avaliativos?

Respondendo o instrumento de avaliação das disciplinas.

Interagindo com o coordenador de curso quando tiver demandas, preocupações ou sugestões.

Interagindo com a CPA pelo site www.unijui.edu.br/cpa, preenchendo formulário com suas demandas, elogios, no item Ouvidoria. A CPA e a Ouvidoria são canais articulados.

Participando da socialização dos resultados de avaliação pelo coordenador de curso.

Participando do ENADE a cada três anos. (Quando cadastrado pela IES).

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de seu curso de graduação.

Como o professor pode participar?

Respondendo o instrumento de autoavaliação docente.

Atualizando constantemente o currículo Lattes.

Participando das discussões e análise dos resultados da avaliação das disciplinas pelos estudantes.

Refletindo sobre os resultados da avaliação da(s) sua(s) turma(s).

Motivando os estudantes a realizar a avaliação das disciplinas.

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e/ou recredenciamento institucional.

Como o técnico-administrativo pode participar?

Participando do Programa de Desenvolvimento Profissional — APRIMORA, que tem como foco fazer com que o técnico-administrativo se capacite para desempenhar suas atividades. Este programa envolve: Avaliação de Desempenho; Formação/Autodesenvolvimento; Assiduidade; Participação Institucional e Metas da Unidade.

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e/ou recredenciamento institucional.

Existem ainda processos de avaliação que envolvem todos os sujeitos da universidade. São eles: avaliação da infraestrutura (bianual) e avaliação institucional externa (quando convocados pelos avaliadores).

Quem analisa os dados do conjunto de avaliações realizadas na Unijuí?

Os gestores da Unijuí: Reitor, Vice-Reitores de Administração, de Graduação, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Pró-Reitores de Campi, Chefes de Departamento, Coordenadores de Curso, Coordenadores de NDE e Gerentes de Coordenadorias.

--

--