Qualificação da Universidade passa pelas avaliações institucionais

UNIJUÍ
UNIJUÍ
Aug 8, 2017 · 9 min read

Estudantes, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa são convidados a fazer avaliações sobre vários aspectos da Universidade. Confira o resultado das avaliações realizadas na Universidade em 2016 no Informativo da Comissão Própria de Avaliação — CPA.


A Avaliação Institucional é fundamental em uma Universidade, pois integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, criado pela Lei 10.861 de 14/04/2004. A partir desse sistema são estabelecidos, por exemplo, indicadores necessários para o reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos de graduação e, também, o recredenciamento da Universidade no Ministério da Educação. Este sistema engloba todas as Instituições de Educação Superior do país.

Na Unijuí existe uma comissão responsável por coordenar, divulgar e sistematizar essas avaliações. É a Comissão Própria de Avaliação — CPA, instituída em 2004.

Os resultados dos processos avaliativos da Universidade geram indicadores para a tomada de decisão pelos gestores e conselhos da Universidade, bem como para qualificação dos cursos, dos departamentos e da Instituição. Esta qualificação também é referente à infraestrutura da Instituição.

No ano de 2016 investimentos foram efetivados para a qualificação da Infraestrutura Institucional nos quatro Campi, dentre eles, destacam-se:

- Conclusão da obra de ampliação do Laboratório Biotério; reforma do Laboratório de Botânica e adequações dos Laboratórios de Estética e Fisioterapia; pintura interna dos Prédios A, B e M; reformas gerais, incluindo divisórias, instalações elétricas e pinturas, do Prédio Beta para receber a AGIT, do espaço da AGIT para receber o NAAI; e reforma da Coordenadoria de Recursos Humanos.

- Construção da nova cobertura na parte central do Prédio da Biblioteca; reforma do Almoxarifado Central com ampliação do espaço, pintura interna e externa; adequações no Salão de Atos referente à acessibilidade (construção de ampliação em um dos degraus, instalação de cadeiras e destinação de espaço para cadeirante); adequações em salas de aula e instalação de guarda-corpo para acessibilidade; aquisição de luminárias em LED; investimentos em ampliação da iluminação em todos os estacionamentos.

- Reforma das cadeiras do Laboratório de Áudio e Vídeo — DACEC; no Salão de Atos houve a instalação de telas fixas para eventos de formaturas, suporte de multimídia e ampliação no número de cadeiras; instalação de quentinha no hall da Biblioteca.

- Construção de sanitários ao lado da Sala dos Conselhos e do complexo Biociências; espaço para nova cantina e livraria, no prédio da Biblioteca Central; reforma e adequação do prédio de Artes para dois auditórios e banheiros; revitalização da identificação interna dos setores (placas e adesivos nas portas) e demarcação das Áreas de Preservação Permanente — APPs.

- Construção de Composteira e Esterqueira no IRDeR.

- Construção de estação de Transbordo e investimentos em eletrodomésticos e mobília na UNICASA.

Espaço para nova cantina e livraria no prédio da Biblioteca Central, em Ijuí. E melhorias no Campus Panambi.
Reforma no espaço da cantina, e adequações da Central de Atendimento ao Aluno — CAA, no Campus Três Passos. Além adequações no NAAI em Ijuí.
Substituição de pisos em rampas de acesso e outras adequações no Campus Santa Rosa. Melhorias nos banheiros da Instituição

- Na Sede Acadêmica as reformas foram: no auditório com a substituição de todo o piso do palco e em áreas desgastadas no restante do piso e repintura; reforma dos sanitários do 3º pavimento; pintura de 12 salas de aula; adequação da sala 402 para o Laboratório de Desenho e adequação da sala 414 para o Laboratório de Maquetaria; reforma da sala 205 para o Coral e reforma da sala 501 (antigas salas de professores no 5º pavimento transformada em sala de aula); instalação de alarme contra incêndio; instalação de corrimões e guarda-corpo nas escadarias de acesso à Educação Física; reforma das cadeiras da Sala dos Espelhos do curso de Educação Física; construção de duas estações de transbordo e instalação de réguas de energia em todas as salas do 3º pavimento. Ainda, no prédio do DCEEng, houve a adequação elétrica em bancadas de dois Laboratórios de Informática.

- No Campus Três Passos foi realizada a reforma do espaço da Cantina, com pinturas, substituição de luminárias e construção de móveis; e adequações da Central de Atendimento ao Aluno — CAA, utilizando o espaço do antigo Laboratório da EFA, sendo realizadas pinturas, climatização e adequação do mobiliário.

- Em Santa Rosa, a Unijuí obteve em julho de 2016 a Licença Ambiental de Operação. A licença ambiental foi emitida pelo Município de Santa Rosa, através da Assessoria de Meio Ambiente, que é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e tem validade de cinco anos. Também foi realizada a implantação do Plano de Gestão de Resíduos. E, ainda, foi realizada a substituição de pisos em rampas de acesso; investimento em adequações de energia elétrica em função da instalação do gerador.

- Foram realizados reparos na UNIPEIXE — Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba, tais como pinturas e adequação de janelas e outros espaços, visando atender às exigências legais para o funcionamento da unidade, deixando o espaço totalmente revitalizado. Nestes espaços foram realizadas a substituição de revestimentos, pinturas com tinta impermeabilizante, adequações em portas internas e substituição de pisos, todos estes serviços foram indicados pelos órgãos estaduais e municipais que fiscalizam a produção e comercialização futura dos produtos.

Saiba que: do conjunto de 177 salas de aula nos quatro Campi da Unijuí, 168 estão climatizadas e 104 dispõem de equipamentos de multimídia fixo, sendo que 100% das salas de aula utilizadas em 2016 têm cadeiras estofadas.

Gestão Ambiental

Além dessas medidas pontuais, ocorreram ações de controle e gestão dos resíduos gerados pelas atividades institucionais, buscando a adequada e correta destinação dos mesmos. Ainda, houve a formação ambiental de colaboradores que, através de capacitações, formaram o escopo de trabalho do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança no decorrer do ano de 2016.

Tecnologia

Biblioteca

Por isso, é fundamental a participação de estudantes, de professores, de técnicos-administrativos e de apoio e sociedade civil nos processos avaliativos que são convidados a dar a sua opinião!

Avaliação de disciplinas em 2016

Avaliações Externas

Na mesma oportunidade, o MEC também divulgou os resultados do Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação (CPC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes — ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior — SINAES, sendo um importante instrumento de avaliação da qualidade dos cursos e da educação superior brasileira.

Em relação ao ENADE 2016 participaram os estudantes dos cursos de Graduação da Unijuí, conforme segue.

Campus Ijuí

a) Presencial Bacharelado: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição.

b) Presencial Tecnológico: Estética e Cosmética.

Campus Santa Rosa

a) Presencial Bacharelado: Educação Física.

A prova foi realizada no dia 20 de novembro de 2016, por 261 estudantes. Destes 261, participaram 255 estudantes e estiveram ausentes 06 estudantes, ou seja, 97% dos inscritos compareceram à prova.

A importância das avaliações e como participar

Como o estudante pode participar dos processos avaliativos?

Respondendo o instrumento de avaliação das disciplinas.

Interagindo com o coordenador de curso quando tiver demandas, preocupações ou sugestões.

Interagindo com a CPA pelo site www.unijui.edu.br/cpa, preenchendo formulário com suas demandas, elogios, no item Ouvidoria. A CPA e a Ouvidoria são canais articulados.

Participando da socialização dos resultados de avaliação pelo coordenador de curso.

Participando do ENADE a cada três anos. (Quando cadastrado pela IES).

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de seu curso de graduação.

Como o professor pode participar?

Respondendo o instrumento de autoavaliação docente.

Atualizando constantemente o currículo Lattes.

Participando das discussões e análise dos resultados da avaliação das disciplinas pelos estudantes.

Refletindo sobre os resultados da avaliação da(s) sua(s) turma(s).

Motivando os estudantes a realizar a avaliação das disciplinas.

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e/ou recredenciamento institucional.

Como o técnico-administrativo pode participar?

Participando do Programa de Desenvolvimento Profissional — APRIMORA, que tem como foco fazer com que o técnico-administrativo se capacite para desempenhar suas atividades. Este programa envolve: Avaliação de Desempenho; Formação/Autodesenvolvimento; Assiduidade; Participação Institucional e Metas da Unidade.

Participando de reuniões com os avaliadores do MEC, por ocasião do reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e/ou recredenciamento institucional.

Existem ainda processos de avaliação que envolvem todos os sujeitos da universidade. São eles: avaliação da infraestrutura (bianual) e avaliação institucional externa (quando convocados pelos avaliadores).

Quem analisa os dados do conjunto de avaliações realizadas na Unijuí?

    UNIJUÍ

    Written by

    UNIJUÍ

    http://www.unijui.edu.br

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade