Rádio na Escola: de ouvintes a protagonistas

UNIJUÍ
4 min readMay 4, 2016

--

Estudantes de Escolas de Ijuí e região nas atividades do Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola

Aqueles que eram apenas potenciais ouvintes de rádio, com muito esforço e trabalho coletivo, puderam sentir o gostinho de falar neste tradicional meio de comunicação. Isso porque, através de um projeto de Extensão da UNIJUÍ, eles foram apresentados às técnicas de rádio. E mais: em conjunto com professores e bolsistas da Universidade, com o apoio das escolas, alguns montaram até a sua própria rádio escolar.

Mas, antes de contar essa história, precisamos falar de um conceito: Você já ouviu falar em Educomunicação?!

Educomunicação é um método pedagógico que propõe técnicas da comunicação na aprendizagem. O Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, desenvolvido na UNIJUÍ, leva essa proposta aos alunos das escolas de Ijuí e região, no noroeste do Rio Grande do Sul.

Executado por professores do Curso de Comunicação, Nilse Maldaner, Rúbia Schwanke, Vera Raddatz e Celestino Perin — do Curso de Administração, Marcos Paulo Dhein Griebeler e do Curso de Ciência da Computação, Édson Luiz Padoin,o Rádio na Escola, nome de origem do atual projeto, desenvolve com os alunos e professores atividades de produções de rádio, vídeo, fotografia, internet, empreendedorismo e direitos humanos. Além disso, tem o objetivo de desenvolver a autonomia e o senso críticos dos participantes.

Nas atividades do Projeto, os estudantes trabalham a produção de rádio, de vídeo e de fotografia, em oficinas realizadas no campus da UNIJUÍ, utilizando, para isso, a estrutura de Laboratórios do curso de Jornalismo da Universidade. Essas visitas geram ainda mais curiosidade e entusiasmo para levar este conhecimento para dentro da escola.

O projeto existe desde 2008. E, ao longo da sua existência, ajudou a formatar 20 rádios internas em escolas de cinco municípios da região (lembra da nossa história lá do início do texto?). Em 2015, mais de duzentos alunos participaram do Projeto. Nesse ano, serão mais de 500, em 28 escolas da região.

Victor Pascoal, estudante da Escola Ijuizinho, de Ijuí, participou do primeiro ano do projeto e conta um pouco da sua experiência: “A gente aprendeu como gravar, editar, como escrever e falar melhor. Eu era muito tímido, sempre queria ser o último a falar. Agora não, quero ser o primeiro’’, explica.

De acordo com a Dra. Vera Raddatz, professora que idealizou o projeto, dentro da escola, alunos e professores se dão conta que são seres com autonomia. “Eles desenvolvem autoestima e habilidades de comunicação. Mas principalmente a forma de ler e interpretar o universo onde estão inseridos”, salienta.

O Empreendedorismo na Escola

Inserir o empreendedorismo na vida escolar dos alunos já faz parte da realidade de escolas no país. E essa é a ideia que o projeto busca levar para os alunos da região de Ijuí. A preocupação de pensar no coletivo, de buscar soluções para problemas da comunidade onde estão inseridos, principalmente dentro da escola. “Trabalhar empreendedorismo na escola é justamente para que eles desde já desenvolvam essa consciência e essa liderança para poder pensar no coletivo’’, salienta a professora Márcia Formentini, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí.

Em vídeo, conheça um pouco mais do Projeto

Locutor da Hora

Um dos principais resultados obtidos ao longo do projeto foi o desenvolvimento do software Locutor da Hora, uma parceria com o Curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ. Locutor da Hora, desenvolvido pelo estudante Mathias Berwig, é um software para auxiliar professores e alunos no processo de aprendizado.

Vera Raddatz, que também idealizou o aplicativo, explica como funciona, ‘’Os alunos podem treinar habilidades como falar, gravar, fazer pequenas edições, e principalmente melhorar a sua comunicação oral’’.

Para você conhecer mais sobre o aplicativo e fazer o download acesse o link. É gratuito.

As oficinas

Na UNIJUÍ, no mês de abril de 2016, as escolas participantes desta edição, foram apresentados ao plano de desenvolvimento do Projeto e cronograma de atividades. Neste mês de maio as 28 escolas participantes serão divididas em seis equipes. Os grupos participarão de duas oficinais em cada quarta-feira.

Todos os grupos participarão das seguintes oficinas :

- Oficina de Áudio

- Oficina de Vídeo

- Oficina de Fotografia

- Oficina de Produção de Conteúdo para mídias

- Oficina do Locutor da Hora

- Oficina de Direitos Humanos

--

--