BACK TO BASICS — DE VOLTA AO BÁSICO

O NOVO NASCIMENTO

Cristiano Fiori
Feb 23, 2017 · 3 min read

Jesus se encontrou com um homem cheio do conhecimento de Deus, cheio de si e de um senso de justiça muito bem sedimentado. Ele se apresenta assim ao se encontrar com o Messias; ele dá as credenciais, a famosa “carteirada”. De nada adiantou! Jesus o confronta e diz que nada mais importa se ele não nascesse de novo (Jo 3). Esse homem é Nicodemus, homem das leis de Deus, homem da religião judaica. Chegar diante de Deus com desculpas, conceitos, ideias, ritos, seja o que for, não adianta. Tudo se dissolve na presença Dele! Tudo se torna Nada!

Bom lembrar que o Evangelho de João é o novo Gênesis. Se no capítulo terceiro de Gênesis temos a queda do homem, aqui temos a sua redenção. A conversa é feita no Jardim, é Deus que se encontra com o homem novamente, no cair do dia, a noite. O homem com as mesmas desculpas, com as mesmas impossibilidades e Deus com a mesma misericórdia, o mesmo amor. Aquele que pisaria na cabeça da serpente, agora está no jardim, e Ele pisará!

Nascer de novo é morrer de vez! Aquilo que é feito da carne, do estado limitado do pecado; permanece como sendo pecado! Porém, aquele que é nascido do Espírito, ou seja, aquele que desiste das ideias, dos conceitos, dos achismos, de tudo que já aprendeu até aquele momento, aquele que desiste de si, recebe um novo nascimento, e esse, eterno, porque é Espírito!

Deus não quer que você seja uma pessoa bacana, uma pessoa melhor, alguém que se destaca por seus bons costumes e ações. Deus quer matar essa pessoa! Deus não quer podar os galhos dessa árvore; quer arrancar pelas raízes a ponto dela não sentir mais a seiva no seu tronco e galhos, a ponto dela secar ao sol e virar lenha! Deus quer que outra pessoa nasça no lugar! Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, diz a física! Enquanto o velho homem existir, o novo não tem lugar!

É necessário nascer de novo, porque não teremos a percepção que Deus quer que a gente tenha da vida a não ser através dessa nova natureza, das nuances da história, onde nem tudo precisa de explicação. No novo nascimento há um novo cordão umbilical que nos liga não só ao nosso Criador, mas Àquele que é Pai! Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1), porque não há culpados em Jesus!

Há uma condenação descrita nesse capítulo terceiro de João. A condenação é ser feliz e realizado com quem se é sem aceitar o Cristo. A condenação é não sentir necessidade de Deus e não O recebê-Lo como o único caminho para a redenção da humanidade. Segundo Jesus, esse homem que não quer Deus está condenado a viver uma farsa, por mais prazerosa que seja. Ele pode ser rico, cheio de bens, de possibilidades, mas ainda assim, condenado. Aqui, vejo que possuir muitos bens pode não ser sinal de benção! E que sofrer por um período pode significar que um novo ser está nascendo. Talvez, o sofrimento seja um dos sinais de estarmos no caminho certo, e que a ausência dele pode significar o oposto!

Portanto, nascer de novo não tem a ver com focar alegrias e conquistas nesse mundo. Elas até podem acontecer, mas não são critérios primordiais. O homem pode conquistar o mundo inteiro, ter as mais belas casas, carros, fazer as viagens que bem entender. Lembre-se: nascer de novo é um ato passivo; Ele faz nascer!

Cristiano Fiori

Esposo da Carol, pai do Felipe e do Daniel, pastor de juventude, Nerd, apaixonado pela vida e torcedor do São Paulo Futebol Clube!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade