Onde comer siri em São Paulo.
Nem sempre é fácil achar restaurantes que servem siri em São Paulo.
O melhor siri que comi foi num chinês chamado China Grill, um lugar que não durou mais que um ano. Era fantástico, preparado e servido com moti e gengibre. No entanto, cada vez ia lá, a receita era outra. O motivo: o “turnover” dos chefes de cozinha era grande. A dona do restaurante não sabia cozinhar, então não conseguia manter a receita a cada chef novo que vinha da China.
Só de pensar que nunca mais vou comer aquele prato (mesmo com todas suas variações), sinto uma leve tristeza.
Enquanto durou, o China Grill elevou meus critérios de siri e comida chinesa. Era tudo nota dez, fantástico.
Depois disso, restou comer siri no Chi Fu, que nos últimos anos ficou famosinho (até na Vejinha saiu). É muito bom. Preparado com gengibre, vem em porção generosa. Prepare-se para usar as mãos e os dentes porque nem sempre oferecem o “alicate” para quebrar as casas.
Outro chinês na Liberdade que serve siri gostoso tem um nome quase impronunciável: Chuanxiangyuan. O lugar é mega simples. Já aviso porque gente com frescura de ambiente não vai gostar. É preparado com molho de gengibre cebolinha verde.

Fora da Liberdade, tem o Shangai, que fica numa rua paralela à Paulista e serve siri durante a temporada.
Até ano passado, a gente ainda tinha a opção do Dinastia Ritz, que fechou e deixou saudades. Um dos almoços mais memoráveis no Dinastia Ritz foi a com a Daniela Bravin, que fez harmonização de vinhos brancos com pratos picantes da comida chinesa de Sichuan.
Dá um trabalhão comer siri. Não tem jeito. Sempre existe o risco de fazer sujeira e lambuzar os dedos. Só que o sabor faz tudo valer a pena.
